Buscar

Sobre as técnicas e práticas matemáticas presentes em diferentes épocas e contextos e sua relação com a etnomatemática, podemos afirmar: A Etnomat...

Sobre as técnicas e práticas matemáticas presentes em diferentes épocas e contextos e sua relação com a etnomatemática, podemos afirmar:

A Etnomatemática é concebida, então, inicialmente como um campo de pesquisa, onde se busca compreender o processo criativo matemático de diferentes povos. Diante disso, apesar da existência de diferentes matemáticas, na Etnomatemática, ela é única e estática.
Ao analisarmos as práticas matemáticas de diferentes povos, é possível identificar a presença da Matemática na solução de problemas cotidianos, na produção de obras artísticas e artesanais. Deste modo, concebemos a Etnomatemática como fomentora da contextualização do saber matemático.
Diante da concepção de que a Etnomatemática busca compreender o processo criativo matemático de diferentes povos, podemos concebê-la como uma metodologia de ensino, pois possui um conjunto de estratégias e utilização de materiais didáticos que favorecem a construção do conhecimento matemático.
A Etnomatemática se estabelece por meio da oportunidade de viver e conhecer diferentes culturas, estudando e analisando variados contextos e sua matemática, buscando compreender como ela nasce e se desenvolve, apoiando assim a fragmentação do conhecimento tais como as artes, religião, filosofia e ciências.
Segundo (KNIJIK et al., 2012, p.23), a "Etnomatemática es
a) A Etnomatemática é concebida, então, inicialmente como um campo de pesquisa, onde se busca compreender o processo criativo matemático de diferentes povos. Diante disso, apesar da existência de diferentes matemáticas, na Etnomatemática, ela é única e estática.
b) Ao analisarmos as práticas matemáticas de diferentes povos, é possível identificar a presença da Matemática na solução de problemas cotidianos, na produção de obras artísticas e artesanais. Deste modo, concebemos a Etnomatemática como fomentora da contextualização do saber matemático.
c) Diante da concepção de que a Etnomatemática busca compreender o processo criativo matemático de diferentes povos, podemos concebê-la como uma metodologia de ensino, pois possui um conjunto de estratégias e utilização de materiais didáticos que favorecem a construção do conhecimento matemático.
d) A Etnomatemática se estabelece por meio da oportunidade de viver e conhecer diferentes culturas, estudando e analisando variados contextos e sua matemática, buscando compreender como ela nasce e se desenvolve, apoiando assim a fragmentação do conhecimento tais como as artes, religião, filosofia e ciências.
e) Não é possível afirmar nada sobre a relação entre as técnicas e práticas matemáticas presentes em diferentes épocas e contextos e a etnomatemática.

Essa pergunta também está no material:

Atividade 2 Etnomatemática
7 pág.

Engenharia de Software e Engenharia de Requisitos Universidade Estácio de Sá - EADUniversidade Estácio de Sá - EAD

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra "b) Ao analisarmos as práticas matemáticas de diferentes povos, é possível identificar a presença da Matemática na solução de problemas cotidianos, na produção de obras artísticas e artesanais. Deste modo, concebemos a Etnomatemática como fomentora da contextualização do saber matemático." A etnomatemática busca compreender as práticas matemáticas de diferentes povos e como elas se relacionam com a cultura e o contexto em que estão inseridas, fomentando a contextualização do saber matemático.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais