Buscar

Reproduzir experimento e analisar seus dados a fim de verificar o comportamento dos capacitores durante o processo de carregamento e descarregament...

Reproduzir experimento e analisar seus dados a fim de verificar o comportamento dos capacitores durante o processo de carregamento e descarregamento de energia.

O capacitor é um componente eletrônico capaz de armazenar energia.
A quantidade de energia armazenada em um capacitor dependerá da tensão aplicada e da capacitância do mesmo.
O tempo de carregamento do capacitor é influenciado pelo valor da resistência do resistor colocado em série no circuito.
Conforme aumentamos a capacitância do capacitor, maior também foi o tempo para que ele se carregasse.

Essa pergunta também está no material:

Atividade Prática - capacitores e circuitos série e paralelo alt
4 pág.

Eletricidade Centro Universitário UNINTERCentro Universitário UNINTER

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

O experimento consiste em montar um circuito elétrico com um capacitor, um resistor e uma fonte de tensão. O capacitor deve ser carregado com a fonte de tensão e, em seguida, descarregado através do resistor. Durante o processo de carregamento e descarregamento, é possível medir a tensão no capacitor em intervalos de tempo regulares e plotar um gráfico da tensão em função do tempo. Ao analisar os dados obtidos, é possível verificar que a tensão no capacitor aumenta exponencialmente durante o processo de carregamento e diminui exponencialmente durante o processo de descarregamento. O tempo de carregamento do capacitor é influenciado pelo valor da resistência do resistor colocado em série no circuito, sendo que quanto maior o valor da resistência, maior será o tempo de carregamento. Além disso, conforme aumentamos a capacitância do capacitor, maior também será o tempo para que ele se carregue.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais