Buscar

A anatomia palpatória serve como importante recurso de avaliação para o fisioterapeuta, uma vez que pode verificar a posição e a forma de estrutur...

A anatomia palpatória serve como importante recurso de avaliação para o fisioterapeuta, uma vez que pode verificar a posição e a forma de estruturas e órgãos através da palpação. Essa técnica consiste na aplicação de toque na região ou parte do corpo que se deseja realizar a avaliação. Por meio do toque, aliado aos conhecimentos de anatomia, o profissional realiza a palpação de modo a inspecionar alterações de normalidade.

Sobre os princípios de anatomia palpatória, assinale a alternativa correta:

A. A palpação pode ser superficial, também chamada de indireta, queé a palpação de elementos anatômicos cujo acesso se encontra dificultado.


B. A pressão do toque na palpação é constante, independentemente se a técnica de trata de uma palpação superficial ou profunda.


C. Quanto à ordem para realizar a palpação das estruturas anatômicas, preconiza-se que o profissional inicie a palpação pelas estruturas musculares e articulares e, por fim, nas estruturas ósseas e na pele. 


D. A palpação direta ou superficial é realizada em elementos anatômicos facilmente palpados, pois se encontram mais superficiais e, desse modo, têm acesso fácil ao toque.


E. Para a palpação de estruturas musculares, o paciente deve manter o músculo em contração máxima, a fim de facilitar a palpação pelo profissional.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra D: "A palpação direta ou superficial é realizada em elementos anatômicos facilmente palpados, pois se encontram mais superficiais e, desse modo, têm acesso fácil ao toque." As outras alternativas apresentam informações incorretas ou incompletas sobre os princípios da anatomia palpatória.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais