Buscar

De acordo com o ensaísta brasileiro Antônio Cândido, a sociologia como ciência teve dois períodos de aprimoramento das técnicas: A.  o primeiro p...

 

De acordo com o ensaísta brasileiro Antônio Cândido, a sociologia como ciência teve dois períodos de aprimoramento das técnicas:

A. 

o primeiro período, entre 1820 e 1880, em que a sociologia seria associada à filosofia e ao direito, e o segundo período, já no início do século XX, quando a sociologia se incorpora ao Ensino Superior e passa a ser tratada como ferramenta de análise social.

B. 

o primeiro período, entre 1880 e 1930, em que a sociologia seria “praticada por intelectuais não especializados”, e o segundo período, após a década de 1980, quando a alteração do paradigma internacional de poder e de Estado abre espaço para a atuação de novas disciplinas sociais.

C. 

o primeiro período, entre 1880 e 1930, em que a sociologia seria “praticada por intelectuais não especializados”, e o segundo período, após a década de 1940, quando a sociologia se incorpora ao Ensino Superior e passa a ser tratada como ferramenta de análise social.

D. 

entre 1880 e 1930, em que a sociologia seria praticada por físicos e químicos que, ao se interessarem por fenômenos sociais, criaram métodos semelhantes às suas ciências de ofício.

E. 

apenas a partir da década de 1940, quando a sociologia passa a ser entendida como disciplina universitária.


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra C: "o primeiro período, entre 1880 e 1930, em que a sociologia seria “praticada por intelectuais não especializados”, e o segundo período, após a década de 1940, quando a sociologia se incorpora ao Ensino Superior e passa a ser tratada como ferramenta de análise social." Essa é a visão de Antônio Cândido sobre os períodos de aprimoramento das técnicas da sociologia como ciência.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais