Buscar

Mackinder construiu sua carreira em um ambiente de mudanças e desafios. Ele foi membro do parlamento britânico e dedicou grande parte de seu trabal...

Mackinder construiu sua carreira em um ambiente de mudanças e desafios. Ele foi membro do parlamento britânico e dedicou grande parte de seu trabalho à educação geográfica de jovens e professores. Além disso, ele foi um dos principais defensores da transformação da Geografia em uma disciplina acadêmica distinta. Mackinder acreditava na importância do projeto imperial britânico e defendeu reformas para que o Reino Unido pudesse continuar enfrentando sua maior ameaça, a Alemanha. Em 1904, como diretor da renomada London School of Economics, ele começou a defender uma mudança na Geografia. Segundo ele, a disciplina deveria deixar de se concentrar apenas no mapeamento do mundo e passar a se dedicar à pesquisa intensiva e à síntese filosófica. (Adaptado)



Fonte: VESENTINI, José William. Geopolítica e poder no Brasil contemporâneo. Revista Brasileira de Geografia, [S.l.], v. 70, n. 3, p. 563-584, set./dez. 2008.

Considerando o trecho citado acima e os conteúdos discutidos na disciplina Geopolítica, assinale a alternativa que corresponde, corretamente, a um aspecto fundamental da abordagem de Halford Mackinder:

AMackinder defendeu que a Ásia dominou a Europa por mil anos devido ao seu controle marítimo.

BO domínio ocidental, após a chegada de Pedro Álvares Cabral às Américas marcou a segunda era geopolítica segundo Mackinder.

CMackinder identificou a Eurásia como o 'Heartland' ou 'terra-coração' do mundo, onde se definia a política mundial.

DSegundo Mackinder, o risco principal para o Império Britânico era a expansão naval de potências terrestres na Eurásia.

EA aliança entre a China e a Alemanha foi a principal preocupação de Mackinder para a manutenção do equilíbrio geopolítico na Área Pivô."

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra C: Mackinder identificou a Eurásia como o 'Heartland' ou 'terra-coração' do mundo, onde se definia a política mundial.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais