(TJ-SP - Técnica Judiciário - 2021 - Vunesp - adaptada)
O procedimento do Tribunal do Júri está previsto nos arts. 406 a 497 do Código de processo Penal. A respeito do referido procedimento, assinale a alternativa correta.
Oferecida a denúncia por crime de competência do Tribunal do Júri, o Juiz Singular pode, desde logo, rejeitá-la, se presentes as hipóteses previstas no artigo 395, do Código de Processo Penal.
Citado o acusado, não apresentada a resposta à acusação no prazo legal, o Juiz nomeará defensor para oferecê-la, no prazo de 05 dias.
Encerrada a instrução processual da primeira fase do Júri, poderá o Juiz pronunciar o acusado, impronunciar, absolver sumariamente ou reconhecer a prática de crime não sujeito à competência do Tribunal do Júri, proferindo, desde logo, a sentença condenatória.
O desaforamento do julgamento para outra Comarca da mesma região poderá ser feito apenas a requerimento do acusado.
Recebida a denúncia, não sendo localizado o réu, para fins de citação pessoal, far-se-á a citação por edital. Findo o prazo fixado no edital, caso o réu não compareça, o juiz lhe nomeará defensor, prosseguindo o feito, até a finalização da fase de pronúncia.
Ed
ano passado
A alternativa correta sobre o procedimento do Tribunal do Júri, conforme o Código de Processo Penal, é a seguinte: "Recebida a denúncia, não sendo localizado o réu, para fins de citação pessoal, far-se-á a citação por edital. Findo o prazo fixado no edital, caso o réu não compareça, o juiz lhe nomeará defensor, prosseguindo o feito, até a finalização da fase de pronúncia." Essa afirmação está de acordo com o que prevê o Código de Processo Penal sobre a citação do réu e a nomeação de defensor em caso de não localização. As demais alternativas contêm erros em relação ao procedimento do Tribunal do Júri.
Já tem uma conta?
Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade
Ed
há 2 anos
A alternativa correta é: Oferecida a denúncia por crime de competência do Tribunal do Júri, o Juiz Singular pode, desde logo, rejeitá-la, se presentes as hipóteses previstas no artigo 395, do Código de Processo Penal.