Buscar

Leia o texto a seguir.Instituída pela Lei Nº 9.433, de 8 de janeiro de 1997, que ficou conhecida como Lei das Águas, a Política Nacional de Recurso...

  1. Leia o texto a seguir.
  2. Instituída pela Lei Nº 9.433, de 8 de janeiro de 1997, que ficou conhecida como Lei das Águas, a Política Nacional de Recursos Hídricos (PNRH) estabeleceu instrumentos para a gestão dos recursos hídricos de domínio federal (aqueles que atravessam mais de um estado ou fazem fronteira) e criou o Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos (SINGREH).
  3. Conhecida por seu caráter descentralizador, por criar um sistema nacional que integra União e estados, e participativo, por inovar com a instalação de comitês de bacias hidrográficas que une poderes públicos nas três instâncias, usuários e sociedade civil na gestão de recursos hídricos, a PNRH é considerada uma lei moderna, que criou condições para identificar conflitos pelo uso das águas por meio dos planos de recursos hídricos das bacias hidrográficas e para arbitrar conflitos no âmbito administrativo.
  4. Disponível em . Acesso em 27 fev. 2023 (com adaptações).
  5.  
  6. Com relação à Política Nacional de Recursos Hídricos (PNRH), avalie as afirmativas.
  7. A água é um bem de domínio público, e, por isso, a ela não deve ser atribuído nenhum valor econômico.
  8. Deve fazer parte dos Comitês de Bacia Hidrográfica um representante dos usuários das águas de sua área de atuação.
  9. Não constitui infração das normas de utilização de recursos hídricos superficiais ou subterrâneos a perfuração de poço para extração de água subterrânea.
  10. A utilização de recursos hídricos para fins de geração de energia elétrica está subordinada ao Plano Nacional de Recursos Hídricos (PNRH).
  11. É correto o que se afirma apenas em
  12. a.I e II.
  13. b.II.
  14. c.II e IV.
  15. d.I, II e IV.
  16. e.II e III.


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra E) II e III. Justificativa: - A afirmativa I está incorreta, pois a água pode ter valor econômico, desde que seja cobrado pelo seu uso e não pela água em si. - A afirmativa II está correta, pois a participação dos usuários é um dos princípios da PNRH e deve ser garantida nos comitês de bacia hidrográfica. - A afirmativa III está correta, pois a perfuração de poços para extração de água subterrânea deve ser regulamentada e autorizada pelos órgãos competentes. - A afirmativa IV está incorreta, pois a geração de energia elétrica é uma das atividades que utilizam recursos hídricos, mas não está subordinada ao PNRH. Portanto, a resposta correta é a letra E) II e III.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais