Buscar

Com base nos textos 13 e 14, e dos vídeos indicados na plataforma, é possível afirmar que: I. No período da Ditadura Militar (1964-1985), a fração ...

Com base nos textos 13 e 14, e dos vídeos indicados na plataforma, é possível afirmar que:
I. No período da Ditadura Militar (1964-1985), a fração que assumiu o poder buscou saídas para conter reivindicações e modernizar o ensino no Brasil, e o fez valendo-se da colaboração externa. O governo brasileiro estabeleceu com os EUA, através da Agency for International Development (AID), um acordo cuja base era a assistência da USAID, no sentido de adequar o sistema educacional brasileiro ao modelo de desenvolvimento econômico então adotado no Brasil.
II. No período do Estado Novo foram mudados os rumos da política educacional brasileira, com a instalação de um governo autoritário, centralizador e de caráter populista. As leis orgânicas de ensino que foram promulgadas refletiam a posição político-ideológica regime e não aprofundaram a dualidade do sistema educacional brasileiro.
III. Florestan Fernandes foi um intelectual atuante na defesa da escola pública e expoente do pensamento sociológico no Brasil, participou da Campanha em defesa da Escola Pública e do Manifesto “Mais uma vez convocados”.
IV. O período da ditadura militar adotou o modelo dependente associado, que preconizava a modernização, a aceleração do processo industrial e o incentivo à exportação, o que facilitou a instalação de empresas multinacionais no país. Nesse período, em nome da racionalidade, da produtividade e da eficiência, foram feitas duas reformas educacionais, a 5.540/68, que reformou o ensino superior, e a 5.692, que reformou o ensino de 1º e 2º Graus.
V. Relacionadas a distintos projetos políticos de sociedade, as propostas de educação popular não eram heterogêneas, constituindo duas vertentes: as campanhas que visavam ao aspecto quantitativo, ou seja, preocupavam-se com a alfabetização do maior número possível de pessoas e os movimentos ou programas que enfatizavam o aspecto qualitativo, e buscavam o desenvolvimento da comunidade e a conscientização.

a) II, II, V.
b) I, III,IV.
c) I, II, III.
d) I, IV, II.

Essa pergunta também está no material:

ap2 14-2 historia da edu
3 pág.

Histologia I Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de JaneiroFundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Com base nos textos 13 e 14, e dos vídeos indicados na plataforma, é possível afirmar que a alternativa correta é a letra b) I, III, IV.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais