Buscar

A RESOLUÇÃO Nº 78, DE 29 DE ABRIL DE 2002, fixa o campo de atividade do Biomédico, cria normas de responsabilidade técnica e define as habilitações...

A RESOLUÇÃO Nº 78, DE 29 DE ABRIL DE 2002, fixa o campo de atividade do Biomédico, cria normas de responsabilidade técnica e define as habilitações desse profissional, dentre elas Patologia clínica (Análises clínicas), Radiologia, Bioquímica e Saúde pública. Sobre o exercício profissional do biomédico, assinale a alternativa correta.

O profissional Biomédico habilitado em Radiologia pode atuar em atividades de radiodiagnóstico como Tomografia Computadorizada, Ressonância Magnética e Ultrassonografia, sem a necessidade de supervisão médica.

O profissional Biomédico com curso de especialização nas áreas de Biologia Molecular, Patologia Clínica, Reprodução Humana e Genética pode realizar exames de PCR, no entanto não podem ser responsáveis técnicos e emitir laudos relacionados ao exame.

O profissional Biomédico habilitado em Análises Clínicas e Banco de Sangue tem competência legal para assumir e executar o processamento de sangue, suas sorologias e exames pré-tranfusionais, mas não pode assumir legalmente chefias técnicas.

O profissional Biomédico que exerça responsabilidade técnica é o principal responsável pelo funcionamento do estabelecimento, com supervisão obrigatória da coordenação de todos os serviços técnicos do local, os quais ficam a ele subordinados.

O profissional Biomédico poderá assumir responsabilidade técnica em operações de sistema de tratamento de água, dosagem de metais pesados e drogas de abuso, e na reprodução humana, sem a necessidade de comprovação de habilitação específica para cada atividade.


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é: O profissional Biomédico habilitado em Análises Clínicas e Banco de Sangue tem competência legal para assumir e executar o processamento de sangue, suas sorologias e exames pré-tranfusionais, mas não pode assumir legalmente chefias técnicas.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais