Buscar

Com base no processo de titulações de complexação, analise as sentenças a seguir: I- O efeito quelato é a capacidade de ligantes multidentados de...

Com base no processo de titulações de complexação, analise as sentenças a seguir:

I- O efeito quelato é a capacidade de ligantes multidentados de formarem complexos mais estáveis do que aqueles formados por ligantes monodentados.
II- Ligantes multidentados doam dois ou mais pares de elétrons, ou seja, ligam-se ao íon metálico através de dois ou mais sítios.
III- O EDTA é um ligante monodentado menos utilizado em titulações de complexação, uma vez que poucos elementos da tabela podem ser determinados utilizando este composto.
IV- Ao realizar uma titulação de complexação com EDTA não é necessário verificar o pH da solução, uma vez que não interfere de forma significativa na fração de EDTA totalmente ionizado.
Assinale a alternativa CORRETA:


A) As sentenças II, III e IV estão corretas.
B) As sentenças I e II estão corretas.
C) As sentenças II e III estão corretas.
D) As sentenças I e IV estão corretas.

Essa pergunta também está no material:

Captura de tela 2023-10-30 093419
1 pág.

Química Analítica Quantitativa I UniasselviUniasselvi

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra B) As sentenças I e II estão corretas. Explicação: A sentença I está correta, pois o efeito quelato é a capacidade de ligantes multidentados de formarem complexos mais estáveis do que aqueles formados por ligantes monodentados. A sentença II também está correta, pois ligantes multidentados doam dois ou mais pares de elétrons, ou seja, ligam-se ao íon metálico através de dois ou mais sítios. Já a sentença III está incorreta, pois o EDTA é um ligante multidentado e não monodentado, sendo amplamente utilizado em titulações de complexação. A sentença IV também está incorreta, pois o pH da solução é um fator importante a ser considerado em titulações de complexação com EDTA, uma vez que a forma ionizada do EDTA é que forma complexos com os íons metálicos.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais