Buscar

Para entendermos esse assunto, quero apresentar o que, na concepção de Marras (2011), significa o “desempenho humano”. Segundo o autor, desempenho ...

Para entendermos esse assunto, quero apresentar o que, na concepção de Marras (2011), significa o “desempenho humano”. Segundo o autor, desempenho humano é o ato ou efeito de cumprir, ou executar determinada missão, ou meta previamente traçada. Dessa forma, a Avaliação de Desempenho é um instrumento gerencial que permite ao gestor mensurar os resultados obtidos por um colaborador ou um grupo em período e área específicos, podendo ser: conhecimentos, metas, habilidades etc. Para nos auxiliar a definir o que é a avaliação do desempenho, Lucena (2004, p. 42) nos propõe o seguinte conceito:

"Avaliação do Desempenho é a verificação formal e permanente dos resultados alcançados comparados com os indicadores estabelecidos, utilizando-se as normas e critérios de avaliação definidos e o desempenho refere-se à atuação do funcionário com relação às responsabilidades e atribuições inerentes ao cargo que ocupa."

Dessa forma, podemos afirmar que a avaliação de desempenho é um processo de estimular ou julgar a excelência, as qualidades e as contribuições de uma pessoa em um determinado contexto ou, ainda, a identificação. Mensuração e administração do desempenho humano, nas organizações, devem estar orientadas para o futuro para poder alcançar todo o potencial humano na organização.


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

De acordo com Marras (2011), desempenho humano é o ato ou efeito de cumprir, ou executar determinada missão, ou meta previamente traçada. A avaliação de desempenho, por sua vez, é um instrumento gerencial que permite ao gestor mensurar os resultados obtidos por um colaborador ou um grupo em período e área específicos, podendo ser: conhecimentos, metas, habilidades etc. Já segundo Lucena (2004), a avaliação do desempenho é a verificação formal e permanente dos resultados alcançados comparados com os indicadores estabelecidos, utilizando-se as normas e critérios de avaliação definidos e o desempenho refere-se à atuação do funcionário com relação às responsabilidades e atribuições inerentes ao cargo que ocupa. Em resumo, a avaliação de desempenho é um processo de estimular ou julgar a excelência, as qualidades e as contribuições de uma pessoa em um determinado contexto ou, ainda, a identificação, mensuração e administração do desempenho humano, nas organizações, devem estar orientadas para o futuro para poder alcançar todo o potencial humano na organização.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais