Buscar

Avaliação II - Individual Semipresencial. Prova. Nota da Prova: 10,00. Leia as reflexões de Bakhtin sobre os gêneros textuais, enunciados que se re...

Avaliação II - Individual Semipresencial. Prova. Nota da Prova: 10,00. Leia as reflexões de Bakhtin sobre os gêneros textuais, enunciados que se relacionam diretamente a diferentes situações sociais: Todos os diversos campos da atividade humana estão ligados ao uso da linguagem. Compreende-se perfeitamente que o caráter e as formas desse uso sejam tão multiformes quanto os campos da atividade humana, o que, é claro, não contradiz a unidade nacional de uma língua. O emprego da língua efetua-se em forma de enunciados (orais e escritos) concretos e únicos, proferidos pelos integrantes desse ou daquele campo da atividade humana. Esses enunciados refletem as condições específicas e as finalidades de cada referido campo não só por seu conteúdo (temático) e pelo estilo da linguagem, ou seja, pela seleção dos recursos lexicais, fraseológicos e gramaticais da língua, mas, acima de tudo, por sua construção composicional. Todos esses três elementos - o conteúdo, o estilo, a construção composicional - estão indissoluvelmente ligados no todo do enunciado e são igualmente determinados pela especificidade de um determinado campo da comunicação. Evidentemente, cada enunciado particular é individual, mas cada campo de utilização da língua elabora seus tipos relativamente estáveis de enunciados, os quais denominamos gêneros do discurso. A respeito das discussões expostas por Mikhail Bakhtin, assinale a alternativa INCORRETA:


a) A língua passa a integrar a vida através de enunciados concretos e únicos.
b) A diversidade dos gêneros textuais é infinita, tendo em vista os campos multiformes da atividade humana ligados ao uso da linguagem.
c) Os gêneros textuais organizam a fala e a escrita em propriedades formais rígidas e estanques.
d) Os gêneros textuais são formas culturais e cognitivas de ação social.

Essa pergunta também está no material:

Comunicação e linguagem II
7 pág.

Comunicação e Linguagem UNIASSELVI IERGSUNIASSELVI IERGS

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa incorreta é a letra "c) Os gêneros textuais organizam a fala e a escrita em propriedades formais rígidas e estanques". Na verdade, os gêneros textuais não são formas rígidas e estanques, mas sim formas flexíveis e dinâmicas que se adaptam às diferentes situações comunicativas. Bakhtin defende que os gêneros textuais são formas culturais e cognitivas de ação social que refletem as condições específicas e as finalidades de cada campo da atividade humana.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais