Buscar

A Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro exerce importante função para a interpretação, para a aplicação e para a adequação das normas q...

Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro exerce importante função para a interpretação, para a aplicação e para a adequação das normas que compõem o ordenamento jurídico, independente da espécie em que se enquadram.

Imagine que você é analista previdenciário do Instituto Nacional de Seguridade Social e atende João, que o procura porque está preocupado com perder sua aposentadoria.

"João é um engenheiro civil aposentado desde 2010. De acordo com a legislação vigente na época, seu pedido de aposentadoria foi concedido considerando seus 35 anos de contribuição previdenciária. Ocorre que, em 2017, foi publicada uma nova lei, que altera o tempo de contribuição como requisito para a aposentadoria. Assim, seriam necessários 40 anos de contribuição para a concessão do benefício."De acordo com a Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro, que orientações você dará para João? Ele pode perder o benefício previdenciário?

💡 1 Resposta

User badge image

Silvana Barbosa

Não, João não perderá a aposentadoria, pois trata-se de ato jurídico Perfeito. É o ato que se relaciona com uma situação já consumada, isto é, trata-se de um direito efetivamente exercido e que produziu efeitos justamente por atender a todos os requisitos legais existentes na época. A proteção constitucional ao ato jurídico Perfeito é uma das formas que o Estado tem de manter uma certa estabilidade nas relações jurídicas, fortalecendo um sistema de leis que resistem às deliberações e vontades pessoas. Portanto, João já incorporou a aposentadoria como condição de seu sustento e não perderá o benefício em virtude de novas disposições legais sobre o tema.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais