Buscar

O termo pneumoconiose é largamente utilizado para designar o grupo genérico depneumopatias relacionadas etiologicamente à inalação de poeiras em am...

O termo pneumoconiose é largamente utilizado para designar o grupo genérico depneumopatias relacionadas etiologicamente à inalação de poeiras em ambientes de trabalho. As pneumoconioses maisprevalentes são a silicose e a abestose. Outras pneumoconioses com repercussões clínicas, funcionais e estruturaisdistintas são causadas pela inalação de poeiras metálicas a partir de fumos metálicos e sais orgânicos.

Sobre este tipo de pneumopatia e suas consequências, analise as afi rmações apresentadas a seguir:

I. O tamanho e as propriedades químicas das partículas de poeira, a susceptibilidade individual e a intensidade e duração daexposição à poeira são fatores que infl uenciam a reação pulmonar e o desenvolvimento do quadro patológico característicodas pneumoconioses.

II. São patologias resultantes da deposição de partículas sólidas no parênquima pulmonar, levando a um quadro de fi brose,ou seja, ao endurecimento intersticial do tecido pulmonar.

III. São consideradas doenças agudas, pois os sintomas, em geral, aparecem após longos períodos de exposição, que podemvariar de alguns anos a mais de uma década.

IV. A utilização de equipamento de proteção individual (EPI), como máscara com fi ltro capaz de reter a poeira produzida nolocal de trabalho, além de um ambiente de trabalho com sistema de ventilação que aspire a poeira, contribuem paradiminuir os riscos de ocorrência de pneumoconiose nos trabalhadores.

Assinale a alternativa que apresenta as afi rmativas corretas.

As afi rmativas I, II, III e IV estão corretas.

Apenas as afi rmativas I, III e IV estão corretas.

Apenas as afi rmativas I, II e IV estão corretas.

Apenas as afi rmativas II, III e IV estão corretas.

Apenas as afi rmativas I, II e III estão corretas.

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é: "Apenas as afirmações I, II e IV estão corretas". Justificativa: - A afirmação I está correta, pois o tamanho e as propriedades químicas das partículas de poeira, a susceptibilidade individual e a intensidade e duração da exposição à poeira são fatores que influenciam a reação pulmonar e o desenvolvimento do quadro patológico característico das pneumoconioses. - A afirmação II está correta, pois as pneumoconioses são patologias resultantes da deposição de partículas sólidas no parênquima pulmonar, levando a um quadro de fibrose, ou seja, ao endurecimento intersticial do tecido pulmonar. - A afirmação IV está correta, pois a utilização de equipamento de proteção individual (EPI), como máscara com filtro capaz de reter a poeira produzida no local de trabalho, além de um ambiente de trabalho com sistema de ventilação que aspire a poeira, contribuem para diminuir os riscos de ocorrência de pneumoconiose nos trabalhadores. A afirmação III está incorreta, pois as pneumoconioses são consideradas doenças crônicas, e não agudas, já que os sintomas aparecem após longos períodos de exposição, que podem variar de alguns anos a mais de uma década.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Continue navegando