Buscar

Qual é a concepção de “língua” de acordo com as gramáticas normativa, descritiva e internalizada? Para a gramática normativa, a língua corresponde...

Qual é a concepção de “língua” de acordo com as gramáticas normativa, descritiva e internalizada?

Para a gramática normativa, a língua corresponde às formas de expressão observadas reproduzidas por pessoas cultas, de prestígio.
Para a gramática descritiva, nenhum dado é desqualificado como não pertencente à língua, ou seja, nenhuma expressão é encarada como erro, o que equivaleria, num outro domínio, à normalidade.
Para a gramática internalizada que o falante domina, o que o habilita a utilizar de maneira regular sua variedade de língua e as variedades próximas são também variáveis, no sentido que incluem os condicionamentos externos e estruturais.

Essa pergunta também está no material:

_'PERGUNTAS DO LIVRO - Por que (nao) ensinar gramática _
3 pág.

Gramática Normativa Centro Universitário Faculdade Maurício de NassauCentro Universitário Faculdade Maurício de Nassau

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

De acordo com a gramática normativa, a língua corresponde às formas de expressão observadas e reproduzidas por pessoas cultas e de prestígio, ou seja, a língua é vista como um conjunto de regras que devem ser seguidas para que se possa falar e escrever corretamente. Já para a gramática descritiva, não há dados que sejam desqualificados como não pertencentes à língua, ou seja, nenhuma expressão é encarada como erro, o que equivale à normalidade. Por fim, para a gramática internalizada, a língua é vista como uma habilidade que o falante domina, o que o habilita a utilizar de maneira regular sua variedade de língua e as variedades próximas, que incluem os condicionamentos externos e estruturais.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais