Buscar

Qual é a concepção de “erro” de acordo com as gramáticas normativa, descritiva e internalizada? Na gramática normativa, erro é tudo aquilo que fog...

Qual é a concepção de “erro” de acordo com as gramáticas normativa, descritiva e internalizada?

Na gramática normativa, erro é tudo aquilo que foge a variedade que foi eleita como exemplo de boa linguagem.
Na gramática descritiva só seria erro a ocorrência de formas ou construções que não fazem parte, de maneira sistemática, de nenhuma das variantes de uma língua.
Na gramática internalizada, são os falantes que formulam, interiorizam e acionam hipóteses equivocadas, principalmente no que se refere a forma das palavras ou a sua significação, ou estendem em excesso a aplicação das hipóteses corretas.

Essa pergunta também está no material:

_'PERGUNTAS DO LIVRO - Por que (nao) ensinar gramática _
3 pág.

Gramática Normativa Centro Universitário Faculdade Maurício de NassauCentro Universitário Faculdade Maurício de Nassau

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Na gramática normativa, o erro é definido como tudo aquilo que não segue as regras estabelecidas pela norma culta da língua. Já na gramática descritiva, o erro é entendido como a ocorrência de formas ou construções que não fazem parte, de maneira sistemática, de nenhuma das variantes de uma língua. Por fim, na gramática internalizada, o erro é visto como hipóteses equivocadas formuladas, interiorizadas e acionadas pelos falantes, principalmente no que se refere à forma das palavras ou sua significação, ou ainda quando há uma extensão excessiva da aplicação das hipóteses corretas.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais