Buscar

O uso de plantas medicinais constitui o método mais antigo de tratamento de doenças em todo o mundo. Elas fazem parte da história da evolução human...

O uso de plantas medicinais constitui o método mais antigo de tratamento de doenças em todo o mundo. Elas fazem parte da história da evolução humana, com registros de uso desde as antigas civilizações. O conhecimento sobre as plantas e suas aplicações no tratamento de enfermidades foi desenvolvido em várias culturas e transmitido ao longo das gerações. No Brasil, essa prática teve muita influência dos povos indígenas, europeus e africanos. Com relação à evolução do uso de plantas medicinais e medicamentos fitoterápicos no Brasil, considere as afirmativas a seguir. I. Com o surgimento das boticas no século XVI, a grande maioria dos medicamentos era de origem sintética, pois eles não apresentavam efeitos colaterais nos usuários. II. Até o século XX, os medicamentos sintéticos eram a base da terapêutica medicamentosa, devido à fácil preparação e distribuição pela indústria farmacêutica. III. Além do alto potencial terapêutico que as plantas apresentam, a valorização e o incentivo às pesquisas com plantas ou drogas vegetais têm o objetivo de valorizar a biodiversidade e o desenvolvimento sustentável. IV. Devido ao elevado poder econômico que as indústrias farmacêuticas representam no Brasil, as terapias tradicionais caíram em desuso. A partir do século XX, o tratamento de doenças passou a ser exclusivamente por medicamentos sintéticos padronizados.

💡 2 Respostas

User badge image

João luis Fonseca

III.          Além do alto potencial terapêutico que as plantas apresentam, a valorização e o incentivo às pesquisas com plantas ou drogas vegetais têm o objetivo de valorizar a biodiversidade e o desenvolvimento sustentável.

2
Dislike0
User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é: III. Além do alto potencial terapêutico que as plantas apresentam, a valorização e o incentivo às pesquisas com plantas ou drogas vegetais têm o objetivo de valorizar a biodiversidade e o desenvolvimento sustentável. As afirmativas I e IV estão incorretas, pois no século XVI a maioria dos medicamentos era de origem natural e não sintética, e as terapias tradicionais não caíram em desuso, mas sim foram complementadas pelos medicamentos sintéticos. A afirmativa II está parcialmente correta, pois os medicamentos sintéticos eram de fácil preparação e distribuição, mas não eram a única base da terapêutica medicamentosa.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais