Buscar

Leia o trecho a seguir:“[...] a história […] não mostra que a ‘síntese’, ‘aquilo que será’, tenha sido previamente fixada por meio de um contrato [...

  1. Leia o trecho a seguir:
  2. “[...] a história […] não mostra que a ‘síntese’, ‘aquilo que será’, tenha sido previamente fixada por meio de um contrato […] e, portanto, o futuro que se afirma ‘não é estabelecido a priori porque a história não é um cálculo matemático” […], ‘não existe nela […] uma numeração progressiva de quantidades iguais […]: a quantidade (estrutura econômica) torna-se qualidade porque se torna instrumento de ação na mão dos homens”.
  3. FROSINI, F. Dicionário gramsciano. 1. ed. São Paulo: Boitempo, 2017, p. 370.
  4. O trecho acima revela como Gramsci vê a história enquanto processo não previamente fixado. Considerando essa passagem e o conteúdo estudado no livro-texto sobre a concepção dialética da história, é correto afirmar que:
  5. a.o futuro pode ser previsto desde que os cálculos sejam feitos com a cientificidade e exatidão matemática necessárias.
  6. b.embora a história seja constituída por atos humanos devidamente pensados, não é possível prever com exatidão o desenvolver desses atos.
  7. c.embora história e matemática sejam diferentes, é possível prever a primeira a partir de fórmulas construídas pelos grandes matemáticos.
  8. d.a dialética da história permite a previsibilidade do futuro das relações humanas.
  9. e.a história resulta de um contrato previamente estabelecido entre os homens.

0,16 pontos  

PERGUNTA 4


  1. Leia o texto a seguir:
  2. “Assumir o pensamento de Marx em sua totalidade significa, pois, tomá-lo nas três dimensões de sua proposta, todas três interligadas e inseparáveis: o método dialético, a teoria do valor e a questão da força social das classes, cujo fim último é a possibilidade da revolução. A ênfase excessiva em uma ou outra dessas dimensões acarreta, portanto, deformações da visão de totalidade que está embutida em sua concepção”.
  3. QUIROGA, C. Uma invasão às ocultas: reduções positivistas no marxismo e suas manifestações no ensino da metodologia no Serviço Social. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte: 1989, p. 139. Disponível em: . Acesso em: 30 mai. 2019.
  4. Por um longo período, o pensamento de Marx foi incorporado de forma fragmentada pelo Serviço Social. Isso ocorria, dentre outros motivos, porque os assistentes sociais obtinham conhecimento da teoria marxiana por meio de intérpretes, sem ir direto às fontes. Foi dessa forma que o marxismo se espalhou com diferentes assimilações, que resultaram em variadas formas de incorporá-lo à profissão. A partir disso, é possível afirmar, então, que o militantismo profissional, o messianismo e o fatalismo são comportamentos profissionais equivocados que advêm desse dilema.
  5. Considerando o texto, essas informações e o conteúdo estudado, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
  6. I. ( ) Não é pertinente que assistentes sociais sejam militantes de partidos políticos ou movimentos sociais, pois isso pode ser considerado desrespeitoso com usuários que não partilham das ideias de esquerda.
  7. II. ( ) Um profissional fatalista está destinado a cumprir tarefas puramente burocráticas, uma vez que ele nega a possibilidade de qualquer alteração da realidade.
  8. III. ( ) O messianismo profissional consiste em uma visão heroica do Serviço Social que desconhece os limites da realidade social.
  9. IV. ( ) No início dos anos 1960, assistentes sociais que militavam em organizações coletivas defenderam que a categoria saísse das instituições para atuar exclusivamente nos movimentos sociais.
  10. V. ( ) O messianismo no Serviço Social advém da gênese da profissão, que se vincula à doutrina social da Igreja Católica.
  11. Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
  12. a.F, V, F, V, F.
  13. b.V, F, F, F, V.
  14. c.V, V, V, F, V.
  15. d.V, F, V, F, V.
  16. e.F, V, V, V, F.


💡 2 Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

De acordo com o trecho e o conteúdo estudado sobre a concepção dialética da história, a alternativa correta é a letra B: embora a história seja constituída por atos humanos devidamente pensados, não é possível prever com exatidão o desenvolver desses atos. Já em relação ao texto sobre o pensamento de Marx e o Serviço Social, a sequência correta é a alternativa D: V, F, V, F, V.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Outros materiais