Logo Passei Direto
Buscar
Os sócios minoritários de uma sociedade limitada, Perseu e Teseu, possuem, juntos, 40% (quarenta por cento) do capital social. Em reunião com a presença de todos os sócios foi aprovada, com os votos contrários de Perseu, Teseu e Antígona, todos sócios minoritários, a inserção no contrato de cláusula estabelecendo a dissolução da sociedade quando o quadro social ficar reduzida a menos de 3 sócios. Um profissional foi consultado(a) sobre se a deliberação é válida e se foi atingido o quorum necessário para aprová-la. Assinale a única alternativa que responde corretamente as duas indagações. A deliberação foi regular apenas quanto ao quórum, eis que superou 3/4 (três quartos) do capital social; já em relação à inserção da cláusula inserida houve ilegalidade, porque a sociedade limitada somente se dissolve pelas causas legais ou de pleno direito. A deliberação não foi regular nem quanto ao quórum, eis que não foi atingido o mínimo de 4/5 (quatro quintos) do capital social, nem em relação à cláusula inserida, porque o Código Civil admite a sociedade limitada unipessoal. A deliberação foi regular tanto quanto ao quórum, eis que superou mais da metade do capital social, como em relação à cláusula inserida, porque o contrato pode prever outras causas de dissolução. A deliberação não foi regular quanto ao quórum, eis que a deliberação deveria ter sido aprovada pela unanimidade dos sócios; já quanto a inserção da cláusula houve legalidade, porque o contrato pode prever outras causas de dissolução. A deliberação foi regular quanto ao quórum, eis que esse superou a maioria simples do capital social; em relação à inserção da cláusula houve ilegalidade, porque seu teor fere o princípio da preservação da empresa, privilegiando a dissolução em detrimento da resolução da sociedade.
User badge image
Pedro Serejo

há 2 anos

User badge image
Pedro Serejo

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

A deliberação não foi regular quanto ao quórum, eis que a deliberação deveria ter sido aprovada pela unanimidade dos sócios; já quanto à inserção da cláusula houve legalidade, porque o contrato pode prever outras causas de dissolução.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A deliberação foi regular tanto quanto ao quórum, eis que superou mais da metade do capital social, como em relação à cláusula inserida, porque o contrato pode prever outras causas de dissolução.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Um advogado é procurado por uma cliente que deseja informações sobre as regras de convocação, instalação, funcionamento e quórum de assembleias de cooperativas. Ao verificar os dispositivos do Código Civil do Capítulo referentes a esse tipo societário, não são encontradas normas sobre o tema. Assim sendo, o advogado deverá consultar:

As disposições da lei de cooperativas, Lei nº 5.764/71 e, caso haja omissão, as disposições do Código Civil referentes às sociedades anônimas.

As disposições do Código Civil referentes às sociedades simples e, caso haja omissão, as disposições do Código Civil referentes às sociedades limitadas.

As disposições da lei de cooperativas, Lei nº 5.764/71 e, caso haja omissão, as disposições do Código Civil referentes às associações.

As disposições do Código Civil referentes às sociedades simples e, caso haja omissão, as disposições da lei de cooperativas, Lei nº 5.764/71.

As disposições da lei de cooperativas, Lei nº 5.764/71 e, caso haja omissão, as disposições do Código Civil referentes às sociedades simples.


Mais conteúdos dessa disciplina