Buscar

Cursos online e horas extras

A empresa obriga o funcionario a fazer cursos online ,na propria empresa e  fora da jornada de trabalho, terá como obrigação o pagamento de horas extras? é facultativo ao empregado fazer o curso fora da jornada de trabalho?

💡 2 Respostas

User badge image

luis felipe

Então, depende.

com a vigência da reforma trabalhista houve um favorecimento do acordo individual nas relações de trabalho. Entretanto há de se observar os pontos do contrato de trabalho (se ele é anterior à lei, se ele possui a cláusula de necessidade do curso, se ele determina a obrigação da empresa em não prejudicar o seu funcionário.) Teoricamente as proposiçoes de cursos NÃO contam como horas extras, mas como há uma obrigatoriedade, tal empresa deve informar o candidato a vaga de emprego da situação, caso contrario, deverá ser o empregado ressarcido a título de indenização.

0
Dislike0
User badge image

Pedro Mercadante

Não há nenhum dispositivo legal que obrigue ou desobrigue o trabalhador em realizar os treinamentos da empresa. 

Contudo, conforme o artigo 4º da CLT, o empregador deverá remunerar o empregado pelo treinamento realizado fora da jornada de trabalho, pois considerá-se como serviço efetivo o período em que o empregado esteve à disposição de seu empregador. Deste modo, deve o empregador pagar as horas extras de seu empregado. 

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais