Buscar

Sobre o mito da caverna no livro A República, de Platão, é correto afirmar?

💡 2 Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

Sim, o mito da caverna é uma alegoria presente no livro "A República" de Platão. Nessa alegoria, Platão descreve um grupo de pessoas que vivem em uma caverna desde o nascimento, acorrentadas e olhando apenas para a parede do fundo da caverna. Eles veem apenas sombras projetadas na parede e acreditam que essas sombras são a única realidade. Quando um dos prisioneiros é libertado e sai da caverna, ele descobre que a realidade é muito mais ampla e complexa do que ele imaginava. A alegoria da caverna é uma metáfora para a busca do conhecimento e da verdade, e para a importância da educação na libertação do indivíduo das limitações impostas pela ignorância.

0
Dislike0
User badge image

Beatriz

O mito da caverna é uma alegoria presente no livro "A República" de Platão. Nessa alegoria, Platão descreve um grupo de pessoas que vivem em uma caverna desde o nascimento, acorrentadas e olhando apenas para a parede do fundo da caverna. Eles veem apenas sombras projetadas na parede e acreditam que essas sombras são a única realidade. Quando um dos prisioneiros é libertado e sai da caverna, ele descobre que a realidade é muito mais ampla e complexa do que ele imaginava. A alegoria da caverna é uma metáfora para a busca do conhecimento e da verdade, e para a importância da educação na libertação do indivíduo das limitações impostas pela ignorância.
Curte
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais