Buscar

A advogada Fernanda, portando procuração que lhe conferia poderes para o foro em geral, apresentou certo requerimento em juízo em favor do cliente ...

A advogada Fernanda, portando procuração que lhe conferia poderes para o foro em geral, apresentou certo requerimento em juízo em favor do cliente Marcelo. A postulação foi desconsiderada pelo juízo competente, sob o fundamento de que a advogada subscritora não possuía poderes especiais para tanto. Nos termos do Estatuto da Advocacia e da OAB, indique a opção correta:

1.      renunciando ao mandato, continua o advogado a acompanhar o feito em que patrocinou por mais dez dias, ainda que substituído por outro procurador, com o objetivo de se evitar prejuízo à parte.


2.      É direito do advogado postular, em juízo ou fora dele, em regra, mesmo sem a prova do mandato.


3.      a procuração com poderes para o foro em geral apenas garante ao advogado a prática de certos atos, sendo certo que lhe é exigida apresentação de procuração com poderes especiais.


4.      a procuração para o foro e geral já habilita o advogado para a prática de todos os atos processuais, em qualquer juízo ou instância, à exceção dos atos que a lei exigir procuração com poderes específicos.

💡 3 Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a número 4: "a procuração para o foro e geral já habilita o advogado para a prática de todos os atos processuais, em qualquer juízo ou instância, à exceção dos atos que a lei exigir procuração com poderes específicos." Isso está previsto no artigo 38 do Estatuto da Advocacia e da OAB. No caso apresentado, a advogada Fernanda, portando procuração que lhe conferia poderes para o foro em geral, deveria ter sido habilitada para a prática do ato processual em questão, desde que não fosse um ato que exigisse poderes especiais.

0
Dislike0
User badge image

Leal Contabilidade Daniela Cerqueira

 É direito do advogado postular, em juízo ou fora dele, em regra, mesmo sem a prova do mandato.


0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais