Buscar

Uma advogada, recebeu procuração de sua cliente para propor ação de separação judicial, o que foi feito, após prolongada fase probatória, audiência...

Uma advogada, recebeu procuração de sua cliente para propor ação de separação judicial, o que foi feito, após prolongada fase probatória, audiências e recurso a instância superior. Após o trânsito em julgado, com as expedições e registros de mandado de averbação competente e formal de partilha de bens, os autos foram arquivados. Após 15 meses, foi procurada por essa mesma cliente, que lhe solicitou a propositura de ação de divórcio, entendendo esta que a contratação anterior se estenderia também a essa causa, apesar de nada constar na procuração e no contrato de honorários, restritos à separação judicial. Considerando essa situação hipotética, assinale a opção correta de acordo com a norma em vigor.


Por se tratar de direito de família, o acessório (divórcio) acompanha o principal, a separação, sem necessidade de nova procuração.
Não é necessária nova procuração desde que se proponha conversão da separação em divórcio, de forma consensual.
Uma vez concluída a causa ou arquivado o processo, presumem-se extintos os poderes do advogado, não podendo a cliente exigir a propositura de nova ação.
A advogada deve exigir nova procuração para a propositura da ação de divórcio, uma vez que a procuração anterior se restringia à ação de separação judicial.
A advogada pode propor a ação de divórcio sem nova procuração, desde que a cliente tenha ciência de que os poderes conferidos na procuração anterior se restringiam à ação de separação judicial.

Essa pergunta também está no material:

Ética Geral e profissional OAB
5 pág.

Ética Geral e Profissional e Estatuto da Oab Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

De acordo com a situação hipotética apresentada, a opção correta é: "A advogada deve exigir nova procuração para a propositura da ação de divórcio, uma vez que a procuração anterior se restringia à ação de separação judicial." Isso porque a procuração anterior se limitava à ação de separação judicial, não incluindo a ação de divórcio. Portanto, para propor a ação de divórcio, é necessário que a advogada obtenha uma nova procuração específica para esse fim.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais