Buscar

RESUMO ÉTICA OAB

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

ÉTICA 
Atividades da advocacia 
· CONCEITO: As atividades da advocacia são os atos que somente podem ser praticados por advogados devidamente inscritos nos quadros da OAB. São atividades da advocacia: atos judiciais e extrajudiciais.
 
1.1 Atos privativos de Advogado 
Leitura do art. 1º do Estatuto 
“Art. 1º São atividades privativas de advocacia:
I – a postulação a qualquer órgão do Poder Judiciário e aos juizados especiais
II – as atividades de consultoria, assessoria e direção jurídicas”.
 Portanto , no inciso I ,estão previstos os atos judiciais ( a postulação a qualquer órgão do poder judiciário e aos juizados especiais )já no inciso II, os atos extrajudiciais ( de consultoria , assessória e direção jurídicas ).
Obs: Em relação a expressão “ Qualquer “ no inciso I , do artigo 1º do estatuto foi declarada inconstitucional pelo Supremo Tribunal Federal. Pois há hipóteses previstas em lei em que a pessoa pode agir junto ao poder judiciário sem estar representada por um advogado . 
 1.2 Atos e contratos 
Leitura do art. 1º § 2º do Estatuto 
“ Art. 1º São atividades privativas de advocacia:
§ 2º Os atos e contratos constitutivos de pessoas jurídicas, sob pena de nulidade, só podem ser admitidos a registro, nos órgãos competentes, quando visados por advogados.
Sendo assim obrigatório o visto dos advogados nos atos e contratos constitutivos de pessoa jurídica .Não se resumindo á uma simples assinatura do advogado . visto que o profissional deve cuidadosamente analisar de forma integral o seu conteúdo .
Obs: De acordo com a lei complementar n 123\ 06 no art. 9º § 2º há uma exceção a essa exigência determinando que não se aplica “ ás micro empresas e ás empresas de pequeno porte .
 1.3 Natureza técnica e Singular
Leitura do art. 3º-A do Estatuto 
“ Art. 3º-A. Os serviços profissionais de advogado são, por sua natureza, técnicos e singulares, quando comprovada sua notória especialização, nos termos da lei.” 
Se assim é notória a especialização do profissional ou sociedade de advogados cujo conceito no campo de sua atuação , decorrente de seu desempenho anterior , estudos etc...
Tornando seu trabalho essencial e adequado á plena satisfação do objeto do contrato .
1.4 Advogado empregado 
É aquele que mantém vinculo empregatício com uma empresa ou sociedade de advogados , que esteja prestando serviços . 
Preenchendo todos os requisitos caracterizadores do mencionado vinculo .
Leitura dos artigos 18 ao 21 do Estatuto 
Art. 18. A relação de emprego, na qualidade de advogado, não retira a isenção técnica nem reduz a independência profissional inerentes à advocacia.
§ 1º O advogado empregado não está obrigado à prestação de serviços profissionais de interesse pessoal dos empregadores, fora da relação de emprego. 
§ 2º As atividades do advogado empregado poderão ser realizadas, a critério do empregador, em qualquer um dos seguintes regimes: 
I - exclusivamente presencial: modalidade na qual o advogado empregado, desde o início da contratação, realizará o trabalho nas dependências ou locais indicados pelo empregador; 
 II - não presencial, teletrabalho ou trabalho a distância: modalidade na qual, desde o início da contratação, o trabalho será preponderantemente realizado fora das dependências do empregador, observado que o comparecimento nas dependências de forma não permanente, variável ou para participação em reuniões ou em eventos presenciais não descaracterizará o regime não presencial;
 III - misto: modalidade na qual as atividades do advogado poderão ser presenciais, no estabelecimento do contratante ou onde este indicar, ou não presenciais, conforme as condições definidas pelo empregador em seu regulamento empresarial, independentemente de preponderância ou não. 
 § 3º Na vigência da relação de emprego, as partes poderão pactuar, por acordo individual simples, a alteração de um regime para outro. 
Piso salarial : 
 Art. 19. O salário mínimo profissional do advogado será fixado em sentença normativa, salvo se ajustado em acordo ou convenção coletiva de trabalho.
Jornada de trabalho e hora extra 
Art. 20. A jornada de trabalho do advogado empregado, quando prestar serviço para empresas, não poderá exceder a duração diária de 8 (oito) horas contínuas e a de 40 (quarenta) horas semanais. 
§ 1º Para efeitos deste artigo, considera-se como período de trabalho o tempo em que o advogado estiver à disposição do empregador, aguardando ou executando ordens, no seu escritório ou em atividades externas, sendo-lhe reembolsadas as despesas feitas com transporte, hospedagem e alimentação.
§ 2º As horas trabalhadas que excederem a jornada normal são remuneradas por um adicional não inferior a cem por cento sobre o valor da hora normal, mesmo havendo contrato escrito.
§ 3º As horas trabalhadas no período das vinte horas de um dia até as cinco horas do dia seguinte são remuneradas como noturnas, acrescidas do adicional de vinte e cinco por cento.
Os honorários de sucumbência e o advogado empregado 
Art. 21. Nas causas em que for parte o empregador, ou pessoa por este representada, os honorários de sucumbência são devidos aos advogados empregados.
Sendo assim o art. 21 em seu parágrafo único determina que nas causas em que o empregado ( ou pessoa por este representada ) for parte , os honorários de sucumbência são devidos aos advogados empregados. Porém se o advogado for empregado de uma sociedade de advogados , os sucumbências são compartilhados entre ele e a sociedade , como for estabelecido em acordo .
 
1.5 Estagio profissional 
De acordo com o estatuto da Advocacia para a inscrição como estagiário é necessário preencher alguns requisitos previstos nos incisos I,II,V, VI e VII do art. 8º. Conforme está previsto no art. 9º em seu inciso I do Estatuto ; Para inscrição como estagiário é necessário :
I - preencher os requisitos mencionados nos incisos I, III, V, VI e VII do art. 8º;
“Art. 8º Para inscrição como estagiário é necessário:
I - capacidade civil;
III - título de eleitor e quitação do serviço militar, se brasileiro;
V - não exercer atividade incompatível com a advocacia;
VI - idoneidade moral;
VII - prestar compromisso perante o conselho.
O estágio com duração de 2 anos , realizados nos últimos anos do curso jurídico , pode ser mantido pelas respectivas instituições de ensino superior pelos conselhos da OAB, ou , por setores , órgãos jurídicos e escritórios de advocacia credenciados pela OAB. 
A inscrição do estagiário é feita no conselho Seccional em cujo território se localize seu curso jurídico , podendo o estagiário fazer estagio em qualquer Estado do Pais .
Mandato Judicial 
A procuração é o instrumento do Mandato , que ficam consignados os poderes outorgados pelo constituinte ao advogado . 
Se tratando das sociedades de advogados , o mandato judicial ou extrajudicial deve ser outorgado individual aos advogados e indicar a sociedade de que façam parte , não podendo ser fornecidos os poderes para a própria sociedade , muito menos coletivamente . Ou seja , outorgar poderes para todos os advogados de determinado escritório de advocacia , sem a menção ao nome de um ou mais advogados .
Poderes Gerais e Especiais 
 Em relação a procuração , ela pode constar a outorga de poderes gerais e poderes especiais . Visto que os poderes gerais são poderes básicos que o advogado precisa para poder atuar desde a distribuição de uma ação até os recursos nos tribunais .
Já os Especiais , são aqueles que devem constar quando exigidos por lei .
Substabelecimento 
O substabelecimento é a transmissão de poderes recebidos pelo mandato de um advogado para outro:
- Com reserva: alguns poderes são delegados e outros mantidos, sendo todos os advogados responsáveis pela representação; ou
- Sem reserva: todos os poderes da representação são transmitidos ao outro advogado.
Renuncia e revogação 
A renúncia se dá quando o advogado abre mão dos seus poderes de representação do cliente. Necessário que o cliente seja devidamente notificado (preferencialmente por AR) e durante os 10 dias seguinteso advogado (a) continuará a representá-lo.
 Já na revogação é o cliente que tira os poderes do advogado.

Outros materiais