Buscar

Explique os diferentes gêneros jornalísticos e suas características. Gênero jornalístico: Notícia Gênero jornalístico: Reportagem Gênero jornalísti...

Explique os diferentes gêneros jornalísticos e suas características.
Gênero jornalístico: Notícia
Gênero jornalístico: Reportagem
Gênero jornalístico: Entrevista
Gênero jornalístico: Editorial
Gênero jornalístico: Artigo
Gênero jornalístico: Crônica
Gênero jornalístico: Resenha
Gênero jornalístico: Entrevista de Perfil
Gênero jornalístico: Release
Gênero jornalístico: Chamada ou Manchete
Notícia: relato objetivo de um fato ou acontecimento recente, seguindo a estrutura das 5W's (What, Who, When, Where, Why) e 1H (How).
Reportagem: aprofunda a cobertura sobre um assunto específico, incluindo investigações, entrevistas, análises e contextualizações.
Entrevista: diálogo entre o jornalista e uma ou mais pessoas envolvidas em um evento ou com conhecimento sobre um assunto.
Editorial: peça escrita pela equipe editorial do veículo de comunicação, expressando a opinião oficial da organização sobre um tema relevante.
Artigo: texto opinativo escrito por especialistas, colunistas ou pessoas com experiência em determinada área, oferecendo análises, reflexões e opiniões sobre diversos temas.
Crônica: gênero que mescla fatos da vida cotidiana com reflexões e observações pessoais do autor, com um tom mais informal e subjetivo.
Resenha: análise crítica de livros, filmes, eventos ou outros produtos culturais, apresentando uma visão opinativa e avaliando os aspectos positivos e negativos do objeto em questão.
Entrevista de Perfil: entrevista que busca explorar a trajetória pessoal e profissional de uma pessoa, geralmente uma personalidade ou figura pública.
Release: texto informativo produzido por assessorias de imprensa para divulgar eventos, produtos, serviços ou novidades.
Chamada ou Manchete: texto curto com a função de atrair a atenção do leitor para uma notícia ou reportagem.

Essa pergunta também está no material:

LINGUAGEM LINGUA PORTUGUESA E LITERATURA
10 pág.

Português Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Os gêneros jornalísticos são classificados de acordo com a forma como a informação é apresentada e trabalhada. Abaixo, seguem as características dos principais gêneros jornalísticos: - Notícia: relato objetivo de um fato ou acontecimento recente, seguindo a estrutura das 5W's (What, Who, When, Where, Why) e 1H (How). - Reportagem: aprofunda a cobertura sobre um assunto específico, incluindo investigações, entrevistas, análises e contextualizações. - Entrevista: diálogo entre o jornalista e uma ou mais pessoas envolvidas em um evento ou com conhecimento sobre um assunto. - Editorial: peça escrita pela equipe editorial do veículo de comunicação, expressando a opinião oficial da organização sobre um tema relevante. - Artigo: texto opinativo escrito por especialistas, colunistas ou pessoas com experiência em determinada área, oferecendo análises, reflexões e opiniões sobre diversos temas. - Crônica: gênero que mescla fatos da vida cotidiana com reflexões e observações pessoais do autor, com um tom mais informal e subjetivo. - Resenha: análise crítica de livros, filmes, eventos ou outros produtos culturais, apresentando uma visão opinativa e avaliando os aspectos positivos e negativos do objeto em questão. - Entrevista de Perfil: entrevista que busca explorar a trajetória pessoal e profissional de uma pessoa, geralmente uma personalidade ou figura pública. - Release: texto informativo produzido por assessorias de imprensa para divulgar eventos, produtos, serviços ou novidades. - Chamada ou Manchete: texto curto com a função de atrair a atenção do leitor para uma notícia ou reportagem.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais