Buscar

O etnocentrismo é o ato de pôr uma cultura, nacionalidade, raça, religião no centro de tudo, ou seja, como se fosse a única, e como se fosse a melh...

O etnocentrismo é o ato de pôr uma cultura, nacionalidade, raça, religião no centro de tudo, ou seja, como se fosse a única, e como se fosse a melhor de todas em relação às outras. O etnocentrismo é praticado tanto individualmente como coletivamente. Acontece que o etnocentrismo não é nada saudável, pois engendra consequências como o racismo e a discriminação, e às vezes chega ao extremo, levando pessoas etnocêntricas a matarem outras por serem diferentes. [...] pode levar a atrocidades e massacres, assim como as atitudes de Hitler que perseguiu, discriminou e dizimou milhões de judeus apenas por achar sua raça melhor. Ninguém sai ganhando por ser etnocêntrico, seja uma pessoa ou até mesmo um povo. Por descr iminarem outras culturas, acabam se isolando no seu ‘’mundo’’ e perdendo a oportunidade de conhecer algo diferente e aprender algo novo.

💡 2 Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

O texto apresenta uma definição clara do que é o etnocentrismo e suas consequências negativas, como o racismo e a discriminação. O autor destaca que essa atitude pode levar a atrocidades e massacres, como o ocorrido durante o regime nazista de Hitler, que perseguiu e matou milhões de judeus por considerar sua raça inferior. O texto enfatiza que o etnocentrismo não é saudável, pois leva à exclusão e ao isolamento, impedindo que as pessoas conheçam e aprendam com outras culturas.

0
Dislike0
User badge image

Bruno Bento de Moraes

A visão etnocêntrica é aquela que vê o mundo com base em sua própria cultura, desconsiderando sempre outras culturas, considerando assim a sua própria como superior às demais expondo uma hierarquização de culturas que inferioriza outros povos. 

 No brasil colônia por exemplo, os portugueses consideravam tanto a cultura quanto o modo de vida indígena desordenado e até mesmo primitivo, pois o que eles almejavam era o modo europeu de se viver, assim como os tinham como referência cultural. 

No Brasil, infelizmente, o etnocentrismo ainda prevalece nos dias de hoje, pois o “homem branco” que aqui reside, ainda enxerga os povos indígenas como um povo atrasado socialmente. Não só isso, mas também vemos diversas manifestações etnocêntricas por parte de alguns estados das regiões Sul e Sudeste do país, por acharem-se mais desenvolvidos social e culturalmente que os habitantes das regiões Norte e Nordeste. 

  

 

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Outros materiais