Buscar

Identifique situações de etnocentrismo e/ou relativismo cultural nas relações cotidianas.

Leia o texto e, depois, responda a questão abaixo.

O etnocentrismo é o ato de pôr uma cultura, nacionalidade, raça, religião no centro de tudo, ou seja, como se fosse a única, e como se fosse a melhor de todas em relação às outras. O etnocentrismo é praticado tanto individualmente como coletivamente. Acontece que o etnocentrismo não é nada saudável, pois engendra consequências como o racismo e a discriminação, e às vezes chega ao extremo, levando pessoas etnocêntricas a matarem outras por serem diferentes. [...] pode levar a atrocidades e massacres, assim como as atitudes de Hitler que perseguiu, discriminou e dizimou milhões de judeus apenas por achar sua raça melhor. Outro exemplo de etnocentrismo, é da religião católica na Idade Média, que se colocava como centro de tudo e quem não os seguissem eram capturados e mortos. Ninguém sai ganhando por ser etnocêntrico, seja uma pessoa ou até mesmo um povo. Por descriminarem outras culturas, acabam se isolando no seu ‘’mundo’’ e perdendo a oportunidade de conhecer algo diferente e aprender algo novo.

HERCULANO, Gabriel. Etnocentrismo e suas consequências. SCRIBD, 2019. Disponível em: < https://pt.scribd.com/doc/127699335/Etnocentrismo-e-suas-consequencias>. Acesso em: 24 de jun. de 2019 (adaptado).

● Identifique situações de etnocentrismo e/ou relativismo cultural nas relações cotidianas. Associe essas questões do dia a dia às questões históricas mencionadas no texto.

💡 27 Respostas

User badge image

Andre Smaira

O texto aponta um exemplo de etnocentrismo bastante radical e que levou ao extermínio de milhões de pessoas durante a Segunda Guerra Mundial, entretanto, não é preciso que haja mortes para que possamos ter exemplos de etnocentrismo ou de relativismo cultural.

O Brasil, por exemplo, apesar de ser considerado um país muito acolhedor, é também um país que vive muitos casos de relativismo cultural. Como exemplo podemos citar o preconceito que existe das pessoas que vivem nas grandes capitais do sudeste com os povos que migram do nordeste e muitas vezes são chamados de “paraíba” ou “cabeça-chata” e carregam o estigma de não serem bons trabalhadores e de atrapalharem o desenvolvimento do Brasil. Além disso, a região sul possui um movimento separatista, que alega que sua cultura é melhor e que sua região é mais desenvolvida. É interessante notar que todo esse relativismo cultural tem como origem a colonização brasileira, bem como a escravização de negros e índios e a imigração de europeus como trabalhadores livres.

39
Dislike3
User badge image

Wendell Venegeroles

   O etnocentrismo é um conceito antropológico a qual tem uma visão de mundo baseada em sua própria cultura. Considera-se como uma cultura superior às demais. Dessa forma, por se considerar uma etnia e cultura mais importante que as outras na sociedade, tem uma visão de centro de tudo, tendo dificuldade em pensar nas diferenças e em um mundo igualitário.

    Podemos encontrar o etnocentrismo no cotidiano da sociedade brasileira das seguintes formas: como racismo, xenofobia, intolerância religiosa etc. É uma forma de pensamento retrógrado, utilizada no nazismo na segunda grande guerra, e na contemporaneidade por pessoas insensíveis, pois esse tipo de pensamento não pode ser permitido em sua sociedade evolucionista. O mundo é feito das diferenças e todas as raças têm o mesmo valor e a mesma importância para o mundo, não sendo nenhuma superior a outra. 

   Destarte, o relativismo cultural se tornou uma forma muito importante mo combate ao etnocentrismo, pois é uma forma relevante de enaltecer as diferenças culturais e, assim, propor uma abordagem sem julgamentos pré-concebidos. Dessa forma, ela procura considerar o costume e a tradição como frutos de uma cultura específica, sem criar hierarquias ou noções de superioridades. É um conceito antropológico adotado pela maioria dos povos modernos na contemporaneidade.

    Ademais, o relativismo cultural deve ser incentivado de forma ampla, para que prevaleça uma sociedade democrática e justa. Já o etnocentrismo deve ser combatido de todas as formas.

25
Dislike0
User badge image

Keliane Mendes

Etnocentrismo é um conceito que vem lá da Antropologia. É essa sensação que grupos de pessoas que compartilham os mesmos hábitos e caráter social – em geral, grupos que ocupam uma posição de poder ou privilégio – podem criar seres superiores, mais desenvolvidos e, digamos, iluminados, que outros grupos.

Eu citei os exemplos de culturas distantes, muitas vezes consideradas “primitivas” ou atrasadas. Mas o etnocentrismo pode ocorrer até mesmo dentro de uma mesma sociedade, entre diferentes grupos ou classes sociais. É o que acontece quando os membros de uma elite, por exemplo, julgam os gostos estéticos, a forma de vestir e a produção cultural das camadas mais populares, por não considerem esses aspectos tão sofisticados e dignos quanto os seus próprios. Seja qual for o caso, o etnocentrismo surge quando há um juízo de valor na comparação entre nós e eles.

16
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais