Buscar

Quanto ao sistema literário brasileiro, considerando o estudo de Antonio Candido em Formação da literatura brasileira: momentos decisivos, é corret...

Quanto ao sistema literário brasileiro, considerando o estudo de Antonio Candido em Formação da literatura brasileira: momentos decisivos, é correto afirmar que:

a. Com a Independência do Brasil, em 1822, forjou-se uma tentativa de produzir uma literatura nova e autêntica, que nada devesse à literatura europeia, embora, de maneira, às vezes, enviesada, às vezes direta, a copiasse.
b. Tal tentativa de afirmação de fazer nascer uma literatura brasileira era, também, um ato político, que também não deixava de esperar o reconhecimento dos países europeus.
c. A literatura brasileira tentou, portanto, “modificar-se pelas condições de Novo Mundo” e isso deu um caráter próprio à sua formação.
d. No Brasil, assim como em outros países do Novo Mundo, a configuração entre língua, sociedade e literatura não é um processo contínuo, que alcança pouco a pouco a maturidade. Antes, surge das diferenças entre ritmos de vida e modalidades culturais entre o conquistador e o conquistado.
e. Todas as afirmativas estão corretas.
a) a
b) b
c) c
d) d
e) e

Essa pergunta também está no material:

Literatura Brasileira Prosa - Unidade I
2 pág.

Literatura Brasileira II Cruzeiro do Sul VirtualCruzeiro do Sul Virtual

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra E) Todas as afirmativas estão corretas. Antonio Candido, em "Formação da literatura brasileira: momentos decisivos", afirma que a literatura brasileira, desde sua origem, sofreu influência da literatura europeia, mas que, ao mesmo tempo, buscou se afirmar como uma literatura autêntica e própria. Essa tentativa de afirmação da literatura brasileira também tinha um caráter político, buscando o reconhecimento dos países europeus. Além disso, Candido destaca que a literatura brasileira se modificou pelas condições do Novo Mundo, o que lhe deu um caráter próprio. Por fim, ele também destaca que a configuração entre língua, sociedade e literatura no Brasil não é um processo contínuo, mas surge das diferenças entre ritmos de vida e modalidades culturais entre o conquistador e o conquistado.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais