Buscar

Dentre as modalidades de entrevista no contexto clínico, é muito comum que os profissionais utilizem a entrevista de triagem e a de anamnese, que s...

Dentre as modalidades de entrevista no contexto clínico, é muito comum que os profissionais utilizem a entrevista de triagem e a de anamnese, que são consideradas entrevistas iniciais e de grande importância pelo potencial de coletar dados e informações que serão vitais para o curso do processo terapêutico. Com base nas características da entrevista de triagem e da entrevista de anamnese, assinale “V” para verdadeiro e “F” para falso nos itens a seguir:​​​​​​​ (F) Os objetivos da entrevista de triagem interventiva são: coletar os dados do paciente, identificar a queixa trazida e dar um breve diagnóstico. (F) A entrevista de anamnese está relacionada à coleta de dados da história de vida do paciente. Dessa forma, ela é possível de ser realizada com adolescentes, adultos e idosos apenas. (V) Na entrevista de anamnese, é possível que sejam realizadas entrevistas com outros profissionais (médicos, fonoaudiólogos, professores, etc.) e até mesmo a análise documental (prontuários, registros escolares, entre outros). (V) A triagem estendida ou interventiva, além de coletar dados do paciente, constitui-se como uma parte da intervenção na medida em que abre espaço para a escuta do que o paciente tem a dizer sobre as questões que o fizeram buscar atendimento. Escolha a alternativa que corresponde à sequência correta. F – F – V – V. Explicação: A triagem tradicional é a mais amplamente difundida e praticada pelos psicólogos e por outros profissionais de saúde, tendo em vista que existe há mais tempo. Ela tem três objetivos básicos: coletar os dados do paciente; identificar a queixa trazida; e dar um breve diagnóstico com vistas a formar um quadro capaz de apontar um encaminhamento, interno ou externo, à instituição e adequado para cada pessoa submetida à entrevista. A triagem estendida ou interventiva, além de cumprir a função de coletar dados do paciente, constitui-se por uma parte da intervenção, um cuidado propriamente dito, abrindo a escuta para o que o paciente tem a dizer, sobre as questões que o trouxeram para o atendimento. A entrevista de triagem tem um caráter interventivo na medida em que insere o paciente como sujeito ativo, passando a ter uma visão ampliada da própria queixa. A entrevista de anamnese pode ser feita com crianças, adolescentes, adultos e pessoas idosas. Para cada uma dessas faixas etárias, as entrevistas semiestruturadas apresentam estruturas diferentes entre as sessões que as compõem. Embora a anamnese tenha como principal fonte de informação o próprio entrevistado, o que facilita com adultos e idosos, é importante, em alguns casos, investigar outras fontes de informação, como a busca em documentos (exames, prontuários, registros escolares, etc.). Em alguns casos, como na anamnese de crianças e adolescentes, é preciso fazer visitas in loco e entrevistar professores e outros profissionais envolvidos para melhor entendimento da demanda.
Os objetivos da entrevista de triagem interventiva são: coletar os dados do paciente, identificar a queixa trazida e dar um breve diagnóstico.
A entrevista de anamnese está relacionada à coleta de dados da história de vida do paciente. Dessa forma, ela é possível de ser realizada com adolescentes, adultos e idosos apenas.
Na entrevista de anamnese, é possível que sejam realizadas entrevistas com outros profissionais (médicos, fonoaudiólogos, professores, etc.) e até mesmo a análise documental (prontuários, registros escolares, entre outros).
A triagem estendida ou interventiva, além de coletar dados do paciente, constitui-se como uma parte da intervenção na medida em que abre espaço para a escuta do que o paciente tem a dizer sobre as questões que o fizeram buscar atendimento.
A entrevista de triagem tem um caráter interventivo na medida em que insere o paciente como sujeito ativo, passando a ter uma visão ampliada da própria queixa.
A entrevista de anamnese pode ser feita com crianças, adolescentes, adultos e pessoas idosas.
Para cada uma dessas faixas etárias, as entrevistas semiestruturadas apresentam estruturas diferentes entre as sessões que as compõem.
Embora a anamnese tenha como principal fonte de informação o próprio entrevistado, o que facilita com adultos e idosos, é importante, em alguns casos, investigar outras fontes de informação, como a busca em documentos (exames, prontuários, registros escolares, etc.).
Em alguns casos, como na anamnese de crianças e adolescentes, é preciso fazer visitas in loco e entrevistar professores e outros profissionais envolvidos para melhor entendimento da demanda.
a) V - F - V - F - V
b) F - V - F - V - F
c) F - F - V - V - V
d) V - V - F - F - F

Essa pergunta também está no material:

A entrevista na clínica psicológica Exercícios e Desafio
1 pág.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra "a) V - F - V - F - V".

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais