Logo Passei Direto
Buscar
O pensador Karl Marx, em sua famosa obra o Capital, apresenta críticas ao capitalismo, com conceitos complexos, tais como: mais-valia, capital constante, capital variável, acumulação primitiva, ou seja, vários aspectos do modo de produção capitalista. Diante do exposto, assinale a alternativa CORRETA que apresenta uma destas críticas à economia política:


A Proteção entre trabalhadores, produção capitalista.
B O lucro e a relação de trabalho.
C Relação-capital, acúmulo de produção.
D Produção e força de trabalho, capital mercadoria.
User badge image
Questões Para a Compreensão

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 4 meses

Vamos analisar as alternativas apresentadas em relação às críticas de Karl Marx ao capitalismo: A) Proteção entre trabalhadores, produção capitalista. - Esta opção não reflete uma crítica central de Marx, pois ele se concentra mais nas relações de exploração do que na proteção. B) O lucro e a relação de trabalho. - Esta alternativa é relevante, pois Marx critica como o lucro é gerado pela exploração da força de trabalho, onde os trabalhadores não recebem o valor total do que produzem, resultando em mais-valia. C) Relação-capital, acúmulo de produção. - Embora a acumulação de capital seja um tema importante, a expressão "relação-capital" não é uma crítica direta que Marx utiliza. D) Produção e força de trabalho, capital mercadoria. - Esta opção menciona elementos importantes, mas não é tão direta quanto a crítica sobre lucro e relação de trabalho. Diante dessa análise, a alternativa que melhor representa uma crítica à economia política segundo Marx é: B) O lucro e a relação de trabalho.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A alternativa correta que apresenta uma das críticas à economia política feita por Karl Marx em sua obra "O Capital" é a letra B: "O lucro e a relação de trabalho". Marx criticava a exploração do trabalho pelo capitalismo, em que os trabalhadores produzem mais do que recebem em salários, gerando lucro para os donos dos meios de produção. Ele chamava essa diferença entre o valor produzido pelo trabalhador e o valor que ele recebe de "mais-valia".

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Para os profissionais do Serviço Social, é de suma importância o estudo da Economia Política,
visto que se faz necessário compreender os fatos econômicos e políticos que influenciam a vida de
todos em sociedade, inclusive das pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade social.
Sobre a importância desse estudo, assinale a alternativa CORRETA:

A
A crise na economia política é um fato irreversível, principalmente nos países capitalistas,
afetando diretamente todos os setores da sociedade, inclusive o setor social, que depende
objetivamente da economia pura, ideológica e normativa.

B
Pode-se enfatizar que o assistente social também é um cientista político (também sociólogo), pois
se preocupa com a economia e busca o conhecimento sobre os processos políticos e
desenvolvimento do capitalismo.

C
Na sociedade contemporânea, é importante que o assistente social conheça a economia normativa,
pois, a partir da compreensão desta, os profissionais do Serviço Social podem formular seus
planos e programas de intervenção com base em dados econômicos, não excedendo os recursos
necessários.

D
Necessário se faz compreender o modo de produção capitalista e identificar demandas que são
consequentes da sociedade contemporânea, com objetivo de formular respostas profissionais para
o enfrentamento das mais diversas expressões da questão social.


A A crise na economia política é um fato irreversível, principalmente nos países capitalistas, afetando diretamente todos os setores da sociedade, inclusive o setor social, que depende objetivamente da economia pura, ideológica e normativa.
B Pode-se enfatizar que o assistente social também é um cientista político (também sociólogo), pois se preocupa com a economia e busca o conhecimento sobre os processos políticos e desenvolvimento do capitalismo.
C Na sociedade contemporânea, é importante que o assistente social conheça a economia normativa, pois, a partir da compreensão desta, os profissionais do Serviço Social podem formular seus planos e programas de intervenção com base em dados econômicos, não excedendo os recursos necessários.
D Necessário se faz compreender o modo de produção capitalista e identificar demandas que são consequentes da sociedade contemporânea, com objetivo de formular respostas profissionais para o enfrentamento das mais diversas expressões da questão social.

Agora, assinale a alternativa CORRETA:

A As sentenças I e II estão corretas.

3

4

5

B As sentenças II e IV estão corretas.

C As sentenças I, II e III estão corretas.

D As sentenças III e IV estão corretas.

I- A mais-valia absoluta consiste na intensificação do ritmo de trabalho, através de uma série de coerções postas aos trabalhadores, que incluem da mais severa vigilância a todos os seus atos na unidade produtiva até a cronometragem e determinação dos movimentos necessários à realização das suas tarefas.
II- A mais-valia relativa se caracteriza pela mão de obra barata e acessível, artesanal ou braçal, que possa, em tempo mínimo, gerar o maior número de produtos possíveis.
III- Para Marx, a mais-valia absoluta significa aumentar a duração da jornada de trabalho, mantendo o salário estável, assim o lucro é evidente, sendo o principal objetivo no capitalismo.
IV- A mais-valia relativa significa ampliar a produção através da tecnologia e mecanização, reduzir o custo do produto e aumentar o lucro do capitalista.
V- Para Marx, a mais-valia relativa diz respeito ao valor final do produto produzido pelo trabalhador, que, com sua força de trabalho, procura minimizar o lucro e o excedente proporcional.
A As afirmativas I, II e IV estão corretas.
B As afirmativas I, III e IV estão corretas.
C Somente a afirmativa II está correta.
D As afirmativas I, III e V estão corretas.

Sendo assim, sobre o significado da mais-valia, segundo o pensamento marxista, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:

( ) Karl Marx chamou a atenção para o fato de que os capitalistas, uma vez pago o salário de mercado pelo uso da força de trabalho, podem lançar mão de duas estratégias para ampliar sua taxa de lucro e exploração do trabalhador: estender a duração da jornada de trabalho, mantendo o salário constante - o que ele chama de mais-valia absoluta; ou ampliar a produtividade física do trabalho pela via da mecanização - o que ele chama de mais-valia relativa.
( ) A mais-valia, segundo Marx, é lucro que os donos dos meios de produção obtêm, ou seja, é a diferença de valor produzido pela força de trabalho e o custo de sua manutenção.
( ) No sistema capitalista, existe a mais-valia, que Marx designou como o trabalho exercido pela maioria dos trabalhadores, que pela sua validade deveria ser valorizado com salário condizente conforme cada profissão. Cabe ao trabalhador e ao patrão entrarem em um consenso entre o salário pago e o salário possível.
( ) No capitalismo, existe um processo de relação entre p


V, V, F, F
V, F, F, V
F, V, F, V
F, F, V, V

atrão e funcionário, um possui os meios de produção e o outro a força de trabalho, ambos produzem riqueza para a sociedade, cada um na sua especificidade e equidade dentro do sistema capitalista, segundo Marx. Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:


A F - F - V - F.
B V - V - F - V.
C V - V - F - F.
D F - F - V - V.

O mercantilismo é um conjunto de ideias econômicas, advindas da Idade Moderna, que tinha como função preparar a economia, objetivando fortalecer o mercado interno de uma nação. Sobre as características dessas ideias, analise as seguintes sentenças:

I- O grande volume de ouro e prata que era utilizado para quantificar a riqueza foi denominado de metalismo.
II- A Espanha foi vista como modelo do mercantilismo, pois possuía um grande volume de metais preciosos.
III- O comercialismo foi uma prática econômica importante do mercantilismo; através da navegação expandiu o comércio exterior.
IV- Na fase mercantilista ainda predomina a produção de bens voltados apenas para a subsistência de quem a produz.

Agora, assinale a alternativa CORRETA:

I- O grande volume de ouro e prata que era utilizado para quantificar a riqueza foi denominado de metalismo.
II- A Espanha foi vista como modelo do mercantilismo, pois possuía um grande volume de metais preciosos.
III- O comercialismo foi uma prática econômica importante do mercantilismo; através da navegação expandiu o comércio exterior.
IV- Na fase mercantilista ainda predomina a produção de bens voltados apenas para a subsistência de quem a produz.
A As sentenças I, II e III estão corretas.
B As sentenças II e IV estão corretas.
C As sentenças III e IV estão corretas.
D Somente a sentença I está correta.

Mais conteúdos dessa disciplina