Buscar

No que diz respeito às relações entre filosofia, política e ciência política, inspirando-nos na visão de Norberto Bobbio, assinale a alternativa qu...

No que diz respeito às relações entre filosofia, política e ciência política, inspirando-nos na visão de Norberto Bobbio, assinale a alternativa que as apresente de modo correto. Escolha uma opção: a. Os estudos do Estado e da política em geral constituem imenso campo de investigação, dividido entre as duas disciplinas até didaticamente similares: a filosofia política e a ciência política. b. Das inúmeras formas de relação entre as disciplinas filosofia política e ciência política, uma delas parte da ideia da filosofia como metaciência, de modo que a filosofia política teria como tarefa a investigação dos pressupostos e das condições da validade da ciência e a análise da linguagem política. c. Na ciência política são compreendidos três tipos de investigação: a) da melhor forma de governo ou da ótima república; b) do fundamento do Estado ou do

💡 2 Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

Desculpe, mas sua pergunta está incompleta. Você precisa publicar a pergunta completa com todas as alternativas para que eu possa ajudá-lo.

0
Dislike0
User badge image

MARIA JOSIVANIA

No que diz respeito às relações entre filosofia, política e ciência política, inspirando-nos na visão de Norberto Bobbio, assinale a alternativa que as apresente de modo correto.

Escolha uma opção:

a.

Os estudos do Estado e da política em geral constituem imenso campo de investigação, dividido entre as duas disciplinas até didaticamente similares: a filosofia política e a ciência política.

b.

Das inúmeras formas de relação entre as disciplinas filosofia política e ciência política, uma delas parte da ideia da filosofia como metaciência, de modo que a filosofia política teria como tarefa a investigação dos pressupostos e das condições da validade da ciência e a análise da linguagem política.

c.

Na ciência política são compreendidos três tipos de investigação: a) da melhor forma de governo ou da ótima república; b) do fundamento do Estado ou do poder político com a consequente justificação (ou injustificação) da obrigação política; c) da essência da categoria do político ou da politicidade, com a prevalente disputa sobre a distinção entre ética e política.

d.

Por filosofia política entende-se hoje uma investigação no campo da vida política capaz de satisfazer a essas três condições: a) o princípio de verificação ou de falsificação como critério da aceitabilidade dos seus resultados; b) o uso de técnicas da razão que permitam dar uma explicação causal em sentido forte ou mesmo em sentido fraco do fenômeno investigado; c) a abstenção ou abstinência de juízos de valor, a assim chamada “avaloratividade”.

e.

Cabe à ciência política se encarregar de valorar seu objeto de estudo de modo que possa, de fato, contribuir com o conhecimento científico.


0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais