Buscar

Sabemos que inúmeros fatores podem alterar a farmacocinética de um fármaco e, consequentemente, a sua biodisponibilidade. Em relação a isso, assina...

Sabemos que inúmeros fatores podem alterar a farmacocinética de um fármaco e, consequentemente, a sua biodisponibilidade. Em relação a isso, assinale a alternativa que está incorreta.

A farmacocinética de um fármaco é de extrema importância, pois ela determina a concentração de fármaco que chegará ao seu local de ação.
A fase farmacocinética envolve os processos de absorção, distribuição, metabolismo e eliminação, conhecidos por ADME.
A lipofilicidade e o pKa são as propriedades físico-químicas mais importantes de um fármaco.
Nas vias de administração do tipo parenteral, o fármaco passa pelo sistema gastrointestinal e é metabolizado no fígado.
As propriedades físico-químicas de uma molécula determinam como será sua absorção, ou seja, passagem para a circulação sistêmica.
a) A afirmativa 'A lipofilicidade e o pKa são as propriedades físico-químicas mais importantes de um fármaco.' está incorreta.
b) A afirmativa 'A farmacocinética de um fármaco é de extrema importância, pois ela determina a concentração de fármaco que chegará ao seu local de ação.' está correta.
c) A afirmativa 'A fase farmacocinética envolve os processos de absorção, distribuição, metabolismo e eliminação, conhecidos por ADME.' está correta.
d) A afirmativa 'Nas vias de administração do tipo parenteral, o fármaco passa pelo sistema gastrointestinal e é metabolizado no fígado.' está incorreta.
e) A afirmativa 'As propriedades físico-químicas de uma molécula determinam como será sua absorção, ou seja, passagem para a circulação sistêmica.' está correta.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa incorreta é a letra "d) A afirmativa 'Nas vias de administração do tipo parenteral, o fármaco passa pelo sistema gastrointestinal e é metabolizado no fígado.' está incorreta." Isso ocorre porque nas vias de administração parenteral, o fármaco não passa pelo sistema gastrointestinal, mas sim é administrado diretamente na corrente sanguínea, por meio de injeções, por exemplo.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais