Buscar

PERGUNTA 1 Os tempos verbais presentes nas narrativas corroboram com a construção da argumentação referente ao enredo e ao ponto de vista apresent...

PERGUNTA 1


  1. Os tempos verbais presentes nas narrativas corroboram com a construção da argumentação referente ao enredo e ao ponto de vista apresentado pelo locutor. Em termos gerais, os verbos têm um importante papel na construção dos sentidos do texto. Dito isso, observe os verbos presentes no fragmento a seguir.

  2. “E agora? Alguém lá embaixo abriria a porta do elevador e daria com ele ali, em pêlo, podia mesmo ser algum vizinho conhecido... Percebeu, desorientado, que estava sendo levado cada vez para mais longe de seu apartamento, começava a viver um verdadeiro pesadelo de Kafka, instaurava-se naquele momento o mais autêntico e desvairado Regime do Terror!”

  3. Fonte: SABINO, F. O homem nu. Rio de Janeiro: Editora do Autor, 1990. p. 65.

  4. Com relação ao texto apresentado, avalie as afirmações a seguir. 

  5. Os verbos “abriria” e “daria” indicam que o momento de referência da narrativa se encontra explícito nos acontecimentos. 
  6. Ao utilizar as construções verbais “podia”, “percebeu” e “estava sendo”, o narrador aponta para a continuidade e a durabilidade das ações.
  7. O trecho apresentado demonstra que o pretérito imperfeito é um tempo que pode ocorrer tanto no mundo narrado quanto no mundo comentado.
  8. A narrativa confunde o leitor ao utilizar diferentes tempos verbais; isso só é permitido porque se trata de um texto literário. 
  9.  
  10. Está correto o que se afirma em:
  11. a.II e III, apenas.
  12. b.I e III, apenas.
  13. c.I, III e IV, apenas.
  14. d.III e IV, apenas.
  15. e.I, II e III, apenas.


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra B) I e III, apenas. A afirmação II está incorreta, pois os verbos "podia", "percebeu" e "estava sendo" indicam ações pontuais e não a continuidade e durabilidade das ações. A afirmação IV também está incorreta, pois a utilização de diferentes tempos verbais é comum em textos literários e não confunde o leitor.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais