Buscar

O embate histórico entre o racionalismo e o empirismo corresponde a uma disputa entre duas abordagens que buscam explicar como se forma o conhecime...

O embate histórico entre o racionalismo e o empirismo corresponde a uma disputa entre duas abordagens que buscam explicar como se forma o conhecimento. Com base nessa premissa, analise os itens I, II e III. Em seguida, atenda ao que se pede. 

I. Ao contrário da orientação racionalista, para os empiristas, o conhecimento verdadeiro somente pode partir dos dados da realidade que se nos apresentam aos sentidos.

II. Ao contrário da orientação racionalista, os empiristas defendem que o conhecimento tem origem na observação sistemática das regularidades dos fenômenos, e as conclusões são fundamentadas na premissa de que a natureza apresenta uma regularidade nas relações de causa e efeito entre os objetos.

III. Ao contrário da orientação empirista, os racionalistas desconfiam dos sentidos, pois estes podem alterar e promover erros no processo de conhecer e entender o mundo. Por conseguinte, para os defensores do racionalismo, o único meio para conhecer, de maneira segura e fiel, é por meio da razão.


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra B, pois os itens I e II estão corretos e o item III está incorreto. O racionalismo defende que o conhecimento verdadeiro pode ser alcançado por meio da razão, e não apenas pelos sentidos.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais