Buscar

Homem, 80 anos de idade apresenta há 3 dias quadro respiratório caracterizado por febre, tosse produtiva com expectoração amarelada e dispneia aos ...

Homem, 80 anos de idade apresenta há 3 dias quadro respiratório caracterizado por febre, tosse produtiva com expectoração amarelada e dispneia aos esforços. Hoje, apresentou sonolência e foi levado à emergência. Ao exame: sonolento (escala de Glasgow= 10), frequência respiratória de 24 irpm, ausculta pulmonar com presença de estertores creptantes em base de HTE, saturação de oxigênio em ar ambiente = 94%, frequência cardíaca 100 bpm e pressão arterial: 110 X 70 mmHg. Restante do exame físico: normal. Exames complementares: lactato sérico normal, creatinina sérica=1,7, leucocitose com desvio à esquerda, Raio X de tórax com condensação em 1/3 inferior de hemitórax esquerdo, compatível com pneumonia bacteriana. Escores SIRS= 3, NEWS 2=7, SOFA= 3. Em relação ao diagnóstico clínico e a conduta terapêutica, marque a opção correta:

a) O paciente apresenta choque séptico, portanto devemos iniciar antibioticoterapia em até 1 hora após a admissão, além de uso de vasopressores.
b) O paciente possivelmente apresenta sepse, porém não apresenta choque, portanto devemos iniciar antibioticoterapia em até 3 horas após a admissão
c) O paciente apresenta uma resposta inflamatória adequada à uma possível infecção, sem disfunção orgânica, portanto não se trata de um caso de sepse.
d) O paciente provavelmente apresenta sepse, porém não apresenta choque, portanto devemos iniciar antibioticoterapia em até 1 hora após a admissão.

Essa pergunta também está no material:

P1 - DIP - 106
4 pág.

Doenças Infecto Parasitárias Universidade Severino SombraUniversidade Severino Sombra

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

De acordo com as informações apresentadas, a alternativa correta é a letra B: "O paciente possivelmente apresenta sepse, porém não apresenta choque, portanto devemos iniciar antibioticoterapia em até 3 horas após a admissão". O paciente apresenta sinais e sintomas sugestivos de pneumonia bacteriana, com presença de febre, tosse produtiva com expectoração amarelada e dispneia aos esforços. Além disso, o exame físico e os exames complementares indicam a presença de uma resposta inflamatória, com leucocitose com desvio à esquerda e condensação em 1/3 inferior de hemitórax esquerdo no Raio X de tórax. Os escores SIRS, NEWS 2 e SOFA também indicam uma possível infecção, mas sem disfunção orgânica grave. Portanto, o paciente possivelmente apresenta sepse, mas não apresenta choque. A conduta terapêutica indicada é iniciar a antibioticoterapia em até 3 horas após a admissão.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais