Buscar

Assinale a alternativa que aponta a contribuição do iluminismo para tal: O iluminismo definiu as sociedades europeias ocidentais como inferiores e...

 Assinale a alternativa que aponta a contribuição do iluminismo para tal:

O iluminismo definiu as sociedades europeias ocidentais como inferiores em relação às outras partes do mundo e por isso a necessidade de sua expansão.

O iluminismo fez parte do poder colonial na medida em que o liberalismo como a filosofia política mais evoluída, o que legitimou o domínio inglês sobre outros países da Europa ocidental.

O iluminismo fez parte do poder colonial na medida em que definiu a escolha de Deus em difundir o Cristianismo e por isso a salvação dos povos colonizados.

O iluminismo definiu as sociedades europeias ocidentais como superiores em relação às outras partes do mundo, legitimando assim a dominação e o poder europeu.

O iluminismo fez parte do poder colonial na medida em que definiu a França como capital cultural do mundo, o que legitimou o domínio francês sobre outros países da Europa ocidental.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é: "O iluminismo definiu as sociedades europeias ocidentais como superiores em relação às outras partes do mundo, legitimando assim a dominação e o poder europeu." O Iluminismo foi um movimento intelectual que surgiu na Europa no século XVIII e que defendia a razão, a liberdade e a igualdade. No entanto, muitos dos pensadores iluministas acreditavam que a Europa era superior às outras partes do mundo, o que acabou por legitimar a dominação e o poder europeu sobre outras regiões. Essa visão eurocêntrica contribuiu para a justificação do colonialismo e da escravidão.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais