Buscar

Chamamos de sociolinguística o ramo da linguística responsável por estudar a relação entre a língua e a sociedade. Essa área realiza o estudo descr...

Chamamos de sociolinguística o ramo da linguística responsável por estudar a relação entre a língua e a sociedade. Essa área realiza o estudo descritivo de aspectos da sociedade e seus efeitos, inclusive envolvendo as normas culturais, contexto e expectativas, na linguagem e na maneira como é usada na sociedade. As variedades linguísticas podem ser classificadas tendo de um lado as variedades de prestígio e de outro as estigmatizadas. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:

(    ) As variedades de prestígio são geralmente associadas à renda e escolaridade maiores.

(    ) A partir da valoração imposta às variedades linguísticas, nasce a noção de erro linguístico.

(    ) É possível afirmar que as variedades linguísticas utilizadas pelas classes menos favorecidas social e economicamente são justamente as mais estigmatizadas.

(    ) Fatores sociais não são levados em conta ao analisar as variedades linguísticas, uma vez que somente a língua-padrão tem elementos que permitem algum tipo de discussão. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

A) V - V - V - F.


B) F - V - F - F.


C) V - F - F - V.


D) F - F - V - V.


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra C) V - F - F - V. As variedades de prestígio são geralmente associadas à renda e escolaridade maiores, o que torna a primeira sentença verdadeira. A partir da valoração imposta às variedades linguísticas, nasce a noção de erro linguístico, tornando a segunda sentença falsa. É possível afirmar que as variedades linguísticas utilizadas pelas classes menos favorecidas social e economicamente são justamente as mais estigmatizadas, tornando a terceira sentença falsa. Fatores sociais são levados em conta ao analisar as variedades linguísticas, uma vez que a língua-padrão não é a única variedade linguística existente, tornando a quarta sentença verdadeira.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais