Buscar

O êxodo da população rural em direção às cidades é um processo vinculado ao desenvolvimento das sociedades modernas e um dos fatores responsáveis p...

O êxodo da população rural em direção às cidades é um processo vinculado ao desenvolvimento das sociedades modernas e um dos fatores responsáveis pela urbanização acelerada. A urbanização, por sua vez, tem gerado problemas como a miséria dos subúrbios, falta de transporte, entre outros. No entanto, verifica-se que é nas cidades que se encontram mais oportunidades de trabalho e de estudo.

Nos países ricos, a porcentagem de pessoas que vivem nas cidades já ultrapassou 80% da população. O crescimento mencionado no texto trouxe como consequência novas formas de organização do espaço urbano. Sobre essas formas, assinale a alternativa correta.

I. megalópole, definida como uma conurbação que compreende metrópoles e suas respectivas regiões metropolitanas.
II. região metropolitana, assimilada por uma região influenciada por uma metrópole integrada a uma série de municípios vizinhos.
III. rurbanização, um processo de desenvolvimento socioeconômico que combina valores e estilos de vida rurais e valores e estilos de vida urbanos.
IV. metrópole, entendida como grandes cidades que oferecem uma ampla quantidade de serviços ou funções - comércio, saúde, educação, lazer etc.
II, III e IV
II, III
I e IV
I e III
I, II e IV

Essa pergunta também está no material:

Simulado Teoria e História das Cidades
3 pág.

História e Teoria das Cidades Escola AlternativaEscola Alternativa

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é "I e IV", pois a megalópole é uma conurbação que compreende metrópoles e suas respectivas regiões metropolitanas, enquanto a metrópole é entendida como grandes cidades que oferecem uma ampla quantidade de serviços ou funções - comércio, saúde, educação, lazer etc. A região metropolitana é assimilada por uma região influenciada por uma metrópole integrada a uma série de municípios vizinhos. Já a rurbanização é um processo de desenvolvimento socioeconômico que combina valores e estilos de vida rurais e valores e estilos de vida urbanos, não sendo uma forma de organização do espaço urbano.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais