Buscar

O art.5º da CF/88 é, sem dúvida, o nosso ponto de partida e, provavelmente, o mais importante dispositivo da legislação brasileira. O referido arti...

O art.5º da CF/88 é, sem dúvida, o nosso ponto de partida e, provavelmente, o mais importante dispositivo da legislação brasileira. O referido artigo limita os poderes constituídos, visando resguardar aquilo que há de mais relevante para a pessoa humana. Sua principal finalidade é a de impor ao Estado uma “ (...) conduta negativa no sentido de restringir a interferência no campo dos direitos individuais e de impossibilitar a violação dos direitos assegurados na Carta Magna (ALKMIM, 2009, p.306). Assinale a alternativa correta:


a) O artigo 5º da CF/88 trata dos grupos sociais e afirma que a igualdade formal é aquela em que todos os seres humanos recebem um tratamento igual ou desigual, de acordo com a situação.
b) O legislador poderá criar leis que violem o princípio da igualdade formal especificada no artigo 5º da Constituição Federal de 1988.
c) O artigo 5º da CF/88 trata de direitos econômicos e garantias jurídicas deixando explícitas as regras processuais de atendimento ao cidadão.
d) O artigo 5º da CF/88 trata de direitos e garantias igualitárias referentes à ordem econômica visando esclarecer os privilégios e distinções entre os cidadãos.
e) O princípio da igualdade reforça a impossibilidade de desequiparações fortuitas ou injustificadas entre os cidadãos.

Essa pergunta também está no material:

Av2 - Direito e Legislação
3 pág.

Direito e Legislação AnhangueraAnhanguera

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra e) O princípio da igualdade reforça a impossibilidade de desequiparações fortuitas ou injustificadas entre os cidadãos. O artigo 5º da Constituição Federal de 1988 trata dos direitos e garantias fundamentais, incluindo o princípio da igualdade, que visa garantir que todos os cidadãos sejam tratados de forma igualitária perante a lei, sem distinção de qualquer natureza. Além disso, o artigo impõe limites ao poder do Estado, restringindo sua interferência nos direitos individuais e coletivos.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais