Buscar

Questão 3 Termodinamicamente, o gás ideal é definido como o gás cujas variáveis de estado se relacionam pela equação pV = nRT, em que p é a pressã...

Questão 3

Termodinamicamente, o gás ideal é definido como o gás cujas variáveis de estado se relacionam pela equação pV = nRT, em que p é a pressão, V é o volume, T é a temperatura na escala Kelvin, R é a constante universal dos gases e vale R = 8,31 J/molK e n é o número de moldo gás.

Um mol de gás Ideal, sob pressão de 2 atm, e temperatura de 27ºC. é aquecido até que a pressão e o volume dupliquem. Pode-se afirmar que a temperatura final do gás vale:

 

A. 381K

B. 108ºC

C. 1200K

D. 600K

E. 75ºC

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Para resolver essa questão, precisamos utilizar a equação dos gases ideais, pV = nRT, e relacionar as variáveis iniciais e finais do gás. Inicialmente, temos um mol de gás ideal sob pressão de 2 atm e temperatura de 27ºC, que deve ser convertida para a escala Kelvin: T1 = 27ºC + 273 = 300K Agora, o gás é aquecido até que a pressão e o volume dupliquem. Como a massa do gás permanece constante, podemos utilizar a equação p1V1/T1 = p2V2/T2 para relacionar as variáveis iniciais e finais. Como a pressão e o volume dobraram, temos: p2 = 2 x 2 atm = 4 atm V2 = 2 x V1 Substituindo na equação: p1V1/T1 = p2V2/T2 2 x 1 x R x 300 / 1 = 4 x 2 x 1 x R x T2 / 1 T2 = 1200K Portanto, a alternativa correta é a letra C) 1200K.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Outros materiais