Buscar

O filósofo francês Paul Ricoeur, que atuou em grande parte do século XX e início do século XXI, em um livro sobre Freud, acabou chamando a tríade N...

O filósofo francês Paul Ricoeur, que atuou em grande parte do século XX e início do século XXI, em um livro sobre Freud, acabou chamando a tríade Nietzsche, Marx e Freud como os “mestres da suspeita”. Esse interessante nome, diz respeito às características específicas desses três autores, que colocam à prova, pontos importantes da tradição filosófica ocidental. Sobre os mestres da suspeita, considere as afirmações a seguir:

 

I - Karl Marx apoiou boa parte de sua produção em sua ideia em sua concepção de inconsciente. É como se a mentalidade humana fosse dividida em duas partes, sendo uma delas a consciente, ou seja, aquilo que sabemos que sabemos, e a parte inconsciente na qual não sabemos exatamente o que está presente.

II – No centro da filosofia de Freud há um problema existencial. O trabalhador, que como vimos anteriormente, vende sua força de trabalho para receber parte da riqueza gerada por seu trabalho, ao fazê-lo, está vendendo seu tempo de vida e sua potência de viver. Com isso, quando há uma injustiça social e econômica, há também uma injustiça de cunho existencial.

III – Nietzche apresenta um conceito importante para sua filosofia, o conceito de amor fati. Esse conceito significa basicamente a aceitação da vida, a aceitação das contingências todas da vida, ou seja, o abraço da vida como ela é, independente do que possa de fato acontecer no quotidiano.

IV - No pensamento de Nietzsche destaca-se sua crítica à religião, que é utilizada erroneamente como uma forma de distanciar o autor da filosofia da religião e da Teologia. Entretanto, o pensamento crítico de Nietzsche aponta justamente para uma perspectiva de revisão de princípios religiosos muito caros ao cristianismo.

 

São consideradas verdadeiras apenas as afirmações:

Grupo de escolhas da pergunta



I, III e IV


I, II e III


I e III


I e II


III e IV

Ainda não temos respostas

Você sabe responder essa pergunta?

Crie uma conta e ajude outras pessoas compartilhando seu conhecimento!


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais