Buscar

Existe uma relação direta entre a força do pensamento estruturalista e a vitalidade dos valores modernistas. Assinale entre as alternativas abaixo ...

Existe uma relação direta entre a força do pensamento estruturalista e a vitalidade dos valores modernistas. Assinale entre as alternativas abaixo aquela que melhor define essa relação.


1Ao evocar os valores da evolução, do progresso e da razão, o modernismo alimentou o pensamento estruturalista, que prometeu a possibilidade do conhecimento total.

2Ao evocar os valores do misticismo cristão medieval, o modernismo alimentou o pensamento estruturalista, que foi um dos desdobramentos da teologia da libertação.

3Ao evocar os valores da revolução comunista, o modernismo alimentou o pensamento estruturalista, que foi o desdobramento do marxismo revolucionário na grande área das ciências sociais e humanas.

4Ao evocar os valores do cientificismo positivista, o modernismo alimentou o pensamento estruturalista, que foi hegemônico apenas na grande área das ciências tecnológicas e biológicas.

5Ao evocar os valores da tradição e da religião, o modernismo alimentou o pensamento estruturalista, que se tornou uma agenda ideológica das direitas internacionais.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a número 1: "Ao evocar os valores da evolução, do progresso e da razão, o modernismo alimentou o pensamento estruturalista, que prometeu a possibilidade do conhecimento total." O pensamento estruturalista surgiu na década de 1950 e 1960, em um contexto de grande otimismo em relação ao progresso e à ciência. O modernismo, por sua vez, foi um movimento cultural que surgiu no final do século XIX e se estendeu até meados do século XX, caracterizado pela valorização da inovação, da experimentação e da ruptura com as tradições. Assim, a relação direta entre o pensamento estruturalista e a vitalidade dos valores modernistas se dá pelo fato de que o estruturalismo prometia uma compreensão totalizante da realidade, o que estava em consonância com o otimismo e a crença no progresso que caracterizavam o modernismo.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais