Buscar

Na década de 1980, surgiram no Brasil diversos movimentos sociais que construíram uma agenda que se debruçou sobre as relações entre os indivíduos ...

Na década de 1980, surgiram no Brasil diversos movimentos sociais que construíram uma agenda que se debruçou sobre as relações entre os indivíduos e o Estado.

Assinale entre as alternativas abaixo aquela que melhor define essa agenda.


A- Os movimentos sociais da década de 1980 propuseram que os indivíduos pensassem suas identidades pessoais à luz de conceitos universalizantes como ¿classe social¿.

B- Os movimentos sociais da década de 1980 propuseram que os indivíduos afirmassem as especificidades de suas subjetividades frente ao autoritarismo do Estado.

C- Os movimentos sociais da década de 1980 propuseram que os indivíduos se engajassem nas estruturas do Estado pela via parlamentar para, assim, implementar no Brasil a democracia socialista.

D- Os movimentos sociais da década de 1980 propuseram que os indivíduos se pensassem como reflexos de um Estado burocratizado e marcado pela luta de classes.

E- Os movimentos sociais da década de 1980 propuseram que os indivíduos se submetessem à disciplina do Estado em função do projeto de desenvolvimento nacional.



💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra B: "Os movimentos sociais da década de 1980 propuseram que os indivíduos afirmassem as especificidades de suas subjetividades frente ao autoritarismo do Estado." Esses movimentos sociais lutaram por direitos civis, políticos e sociais, e buscaram a valorização das diferenças culturais e identitárias dos indivíduos, em oposição ao autoritarismo do Estado.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais