Buscar

A segunda Constituição do Brasil foi promulgada em 1891. De acordo com Alkmim (2009, p. 185), "O projeto da nova Constituição ficou a cargo de uma ...

A segunda Constituição do Brasil foi promulgada em 1891. De acordo com Alkmim (2009, p. 185), "O projeto da nova Constituição ficou a cargo de uma comissão de juristas, sob a presidência de Saldanha Marinho, que deveria ser submetido à discussão e aprovação da Assembleia Constituinte, escolhida por meio de eleições e a ser instalada em 15 de Novembro de 1890, primeiro aniversário da república. O projeto não foi aprovado e posteriormente foi revisado por Rui Barbosa". A primeira versão não contou com a aprovação da Assembleia, sendo a redação do projeto submetida à revisão por Rui Barbosa, que discutiu emendas e modificações com todos os ministros, sendo aprovada, [...] em junho de 1890. A Constituição aprovada tinha como princípios fundamentais: “[...] a federação, a república, o presidencialismo e a divisão do poder em Legislativo, Executivo e Judiciário.” (ALKMIM, 2009, p. 185). Sobre a Constituição de 1891, assinale a alternativa INCORRETA: 

FONTE: ALKMIM, M. Curso de direito constitucional. Florianópolis: Conceito Editorial, 2009.

A) O país que até então era nomeado Império do Brasil passou para República dos Estados Unidos do Brasil.


B) O Estado deixou de ser unitário e se tornou uma Federação. 


C) O voto permaneceu aberto, mas deixou de ser censitário; todos os homens a partir dos 21 anos tinham direito de votar, exceto os analfabetos. 


D) O Brasil passou de República para Monarquia.