Buscar

Acerca desse tema, assinale a alternativa correta. A diferença biológica é apenas o ponto de partida para a construção social do que é ser homem o...

Acerca desse tema, assinale a alternativa correta.

A diferença biológica é apenas o ponto de partida para a construção social do que é ser homem ou ser mulher. O sexo é atribuído ao biológico enquanto o gênero é uma construção social e histórica. A noção de gênero aponta para a dimensão das relações sociais do feminino e do masculino.
O termo “etnia” tem uma conotação política e é utilizado, com frequência, nas relações sociais brasileiras, para informar como determinadas características físicas, como cor da pele, tipo de cabelo, entre outras, influenciam, interferem e até mesmo determinam o destino e o lugar social dos sujeitos.
Mobilizar uma ação a favor dos padrões e dos processos de exclusão instituídos é um grande passo para a implantação de uma diversidade cultural, pois as diferenças são socialmente construídas e estão envolvidas com as relações de poder.
Os termos “etnia” e “raça” são idênticos pelo fato de demarcarem que um indivíduo pode ter a mesma cor de pele que o outro, o mesmo tipo de cabelo e, ao mesmo tempo, traços culturais e sociais que os distinguem, caracterizando, assim, etnias e raças diferentes.
O conceito de gênero surgiu entre as estudiosas feministas para concordar com a ideia da essência, explicação pautada no determinismo biológico, uma visão naturalista, universal e imutável do comportamento. Tal determinismo serviu para justificar as desigualdades entre ambos os gêneros, a partir de suas diferenças físicas.
a) Apenas a afirmativa I está correta.
b) Apenas a afirmativa II está correta.
c) Apenas a afirmativa III está correta.
d) Apenas a afirmativa IV está correta.
e) Apenas a afirmativa V está correta.

Essa pergunta também está no material:

revisao (41)
3 pág.

Educação Especial Faculdade ÚnicaFaculdade Única

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra A) Apenas a afirmativa I está correta. A afirmativa I está correta, pois o sexo é atribuído ao biológico enquanto o gênero é uma construção social e histórica. As outras afirmativas estão incorretas, pois: - A afirmativa II está incorreta, pois o termo "etnia" não se refere apenas a características físicas, mas também a aspectos culturais e sociais. - A afirmativa III está incorreta, pois mobilizar uma ação a favor dos padrões e dos processos de exclusão instituídos não é um grande passo para a implantação de uma diversidade cultural, mas sim para a desconstrução desses padrões e processos. - A afirmativa IV está incorreta, pois os termos "etnia" e "raça" não são idênticos, já que a raça é uma construção social que se baseia em características biológicas, enquanto a etnia é uma construção social que se baseia em aspectos culturais e sociais. - A afirmativa V está incorreta, pois o conceito de gênero não surgiu para concordar com a ideia da essência, mas sim para desconstruir essa ideia e mostrar que o comportamento não é determinado apenas pelo biológico.

0
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina