Buscar

Na dinâmica da ação de investigação de paternidade cumulada com alimentos, destaca-se prova importante ao deslinde da causa, mas não única, como se...

Na dinâmica da ação de investigação de paternidade cumulada com alimentos, destaca-se prova importante ao deslinde da causa, mas não única, como sendo aquela relacionada ao exame de DNA de que o requerente, neste caso representado ou não por sua genitora, busca demonstrar que houve união e dela houve um filho que necessita de alimentos, caso o requerido, suposto pai, não queira realizar o aludido exame, a hipótese mais adequada na instrução deste feito será:

a.

o testamento de Mário poderá ser impugnado no prazo de dez anos contados da data do registro.

b.

A prova pertence ao requerido, daí a sua negativa não o prejudicará, invertendo-se o ônus da prova ao requerente.

c.

Trata-se de laudo que não confere prova robusta à paternidade, assim só a confissão do requerido para demonstrar que ele é o pai com a declaração da união estável e a concessão dos alimentos para o requerente.

d.

A prova pertence ao processo e interessa a ambos, daí a negativa da parte em não querer realizá-lo gera presunção de sua suposta paternidade que poderá também ser demonstrada por outros meios de prova.

e.

A prova pertence ao requerente e se o requerido não quer fazer prova contra si, a instrução será encerrada com improcedência da investigação.


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra "d". A prova do exame de DNA pertence ao processo e interessa a ambos, daí a negativa da parte em não querer realizá-lo gera presunção de sua suposta paternidade que poderá também ser demonstrada por outros meios de prova.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais