Buscar

Os lipídeos, ou gorduras, são macromoléculas vitais para a biologia e a saúde humana, desempenhando um conjunto diversificado de funções. Uma das f...

Os lipídeos, ou gorduras, são macromoléculas vitais para a biologia e a saúde humana, desempenhando um conjunto diversificado de funções. Uma das funções mais cruciais dos lipídeos é servir como uma reserva de energia, armazenada nas células adiposas, prontamente mobilizável quando necessário.

Além disso, os lipídeos são componentes essenciais das membranas celulares, contribuindo para a fluidez e integridade estrutural das células. Essas moléculas desempenham papéis essenciais na absorção de vitaminas lipossolúveis, como as vitaminas A, D, E e K, e na produção de hormônios esteroides, incluindo hormônios sexuais e corticosteroides. Além disso, os lipídeos servem como isolantes térmicos e proteção de órgãos internos. 

Compreender a complexidade e a importância das funções dos lipídeos é fundamental para avanços na nutrição, na pesquisa médica e na biologia molecular.

Sobre o tema analise as afirmações:

I) Os lipídeos são essenciais na formação das membranas celulares e na absorção de vitaminas lipossolúveis. Entretanto, o consumo excessivo de ácidos graxos saturados, encontrados em alimentos fritos, pode aumentar o risco de doenças cardiovasculares. Por exemplo, uma dieta rica em alimentos fritos pode contribuir para o aumento do colesterol LDL.

II) Os lipídeos não servem como isolante térmico e reserva energética. Contudo, o consumo excessivo de ácidos graxos insaturados, presentes em óleos vegetais, pode levar à deficiência de vitamina D. Por exemplo, o uso excessivo de óleos vegetais na culinária pode prejudicar a absorção de vitamina D a partir da exposição solar.

III) Os lipídeos são essenciais na produção de hormônios esteroides, como os hormônios sexuais. No entanto, o consumo excessivo de gorduras trans, comumente encontradas em produtos de panificação industrializados, pode causar deficiências hormonais. Por exemplo, o consumo frequente de alimentos processados ricos em gorduras trans pode provocar a masculinização em mulheres e feminilização em homens.

IV) Os lipídeos desempenham um papel crucial na proteção de órgãos internos. No entanto, o consumo excessivo de ácidos graxos ômega-3, presentes em peixes gordos, pode levar à hipertensão. Por exemplo, uma dieta rica em peixes gordos pode contribuir para o aumento da pressão arterial e, principalmente o aparecimento da inveja pelo olho gordo de terceiros.

Das alternativas, são verdadeiras as afirmações:



Questão 6

Resposta


a.

Apenas a I

b.

Apenas a IV

c.

Apenas a II

d.

Apenas a I e IV

e.

Apenas a III e IV

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra "d", apenas a I e IV são verdadeiras. Os lipídeos são essenciais na formação das membranas celulares e na proteção de órgãos internos, além de servirem como reserva de energia. O consumo excessivo de ácidos graxos saturados, encontrados em alimentos fritos, pode aumentar o risco de doenças cardiovasculares, enquanto o consumo excessivo de ácidos graxos ômega-3, presentes em peixes gordos, pode levar à hipertensão.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais