Buscar

A volta de Sá de Miranda a Portugal ficou registrada como marco inicial do classicismo português. Nesse momento, os poetas portugueses se inspiram ...

A volta de Sá de Miranda a Portugal ficou registrada como marco inicial do classicismo português. Nesse momento, os poetas portugueses se inspiram nos poetas italianos [...]”



Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: STEINBERG, Vivian. Literatura estrangeira em língua portuguesa. Curitiba: Intersaberes, 2018, p. 83.

Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Literatura estrangeira em língua portuguesa sobre Francisco de Sá de Miranda, assinale a alternativa correta:

AIntroduziu o decassílabo com acentuação nas sexta e décima sílabas, ou na quarta, oitava e décima sílabas, o que ficou conhecido como medida velha.

BÉ introdutor do soneto na literatura de língua portuguesa, forma de 10 versos desenvolvida pelo poeta português Luís de Camões.

CTrouxe, para a literatura portuguesa, uma nova maneira de escrever, aproximando-se das cantigas medievais, com menor refinamento da forma.

DEm sua obra poética, Sá de Miranda antecipa questões importantes para a Modernidade, como a questão do sujeito, a quebra do sujeito.

EApesar de importante para a história da literatura em língua portuguesa, Sá de Miranda não exerceu influência em obras e poetas posteriores.


Ainda não temos respostas

Você sabe responder essa pergunta?

Crie uma conta e ajude outras pessoas compartilhando seu conhecimento!


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais