Buscar

“O meio ambiente urbano, materializado pela cidade, demanda um arcabouço normativo especial, com vistas a assegurar uma existência com dignidade a ...

“O meio ambiente urbano, materializado pela cidade, demanda um arcabouço normativo especial, com vistas a assegurar uma existência com dignidade a todos os indivíduos. Dessa forma, objetivando regular os arts. 182 e 183, do texto constitucional, que dispõem sobre a política de desenvolvimento urbano, a Lei 10.257, promulgada em 2001, estabeleceu diversas diretrizes a serem atendidas para uma adequada e eficiente gestão do espaço urbano.


O Estatuto da Cidade visa assegurar um planejamento apropriado das políticas urbanas, como forma de garantir a observância dessa gestão eficiente da cidade, dispondo sobre diversos instrumentos hábeis à concretizar o desenvolvimento sustentável do meio ambiente urbano”


REIS, E. V.B. VENANCIO, S.R. o direito à cidade e a participação popular no planejamento urbano municipal. Direito e Desenvolvimento, v. 7, n. 2, p. 222-247, 2016.


As bases legislativas que regulamentam o planejamento urbano devem assegurar a gestão eficiente do espaço urbano, avaliando indicadores diversos relacionados ao funcionamento da cidade, pois:  


Escolha uma opção:

a.

A cidade exerce um grande papel no desenvolvimento humano, especialmente nas suas capacidades sociais, que devem ser valorizadas pelo Estado.Essa valorização é verificada pela qualidade do planejamento urbano existente no Brasil, em que os impactos futuros da urbanização já são previstos e mitigados.

b.

O espaço urbano, que pode ser considerado como o meio ambiente natural que foi alterado pelo homem,é representado pela cidade enquanto local de interação entre diversos grupos sociais, e que possui uma infraestrutura de bens e serviços públicos, que têm por objetivo oferecer uma melhor qualidade de vida a população.

c.

A cidade é concebida como um meio gerador de oportunidades, em razão da valorização dos direitos coletivos, dos direitos sociais e do homem em relação à cidade e a natureza.

d.

Percebe-se uma crescente consideração das questões sociais diante do desenvolvimento urbano, no que tange ao planejamento das políticas públicas, que hoje se voltam, primordialmente, em atenção ao coletivo e aos mais pobres. 

e.

O desenvolvimento econômico promove o aumento de políticas públicas direcionadas ao atendimento dos anseios sociais, acarretando, assim, a crescente inclusão das minorias e o planejamento para um desenvolvimento urbano adequado.

Limpar minha escolha


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra d) Percebe-se uma crescente consideração das questões sociais diante do desenvolvimento urbano, no que tange ao planejamento das políticas públicas, que hoje se voltam, primordialmente, em atenção ao coletivo e aos mais pobres.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais