Buscar

6.2 Componentes dos pavimentos urbanos 6.2.1 Revestimentos É a camada superficial, cuja função primordial é receber e suportar o tráfego. Sobre o ...

6.2 Componentes dos pavimentos urbanos

6.2.1 Revestimentos
É a camada superficial, cuja função primordial é receber e suportar o tráfego. Sobre o revestimento atuam os esforços verticais (pressão e impacto), os esforços horizontais (rolamento, frenagem, força centrífu-ga) e os esforços de sucção (ar). As questões mais importantes que podem influenciar na escolha do tipo de revestimento são de duas ordens: econômica e técnica.
Nas obras de alto padrão, usa-se revestimento de con-creto asfáltico; nas de padrão médio, opta-se pelo concreto asfáltico pré-misturado a frio ou tratamento superficial triplo. Em obras de acabamento mais sim-ples, usa-se o tratamento superficial duplo ou simples de asfalto. Entretanto, nas pavimentações urbanas de-vem-se considerar, também, as características físicas: cor, aparência geral, rugosidade, facilidade de lim-peza e segurança. O coeficiente de atrito, para o caso de vias urbanas, pode ser inferior ao usado em estra-das que usam revestimento mais áspero. No caso de vias urbanas, a aparência do revestimento é mais im-portante, e o mais liso não reduz significativamente a segurança (menor coeficiente de atrito), pois as veloci-dades dos veículos na cidade a princípio são menores do que nas estradas. Outro aspecto que deve ser le-vado em conta é a disponibilidade de adquirir os materiais necessários no comércio da região, o que pode influenciar na escolha do tipo de revestimento. A adoção de um só tipo de material é vantajosa quanto à padronização, porém a diversificação pode ser importante pelas múltiplas funções que os pavimentos têm.
O revestimento é a camada superficial do pavimento urbano.
As questões mais importantes que podem influenciar na escolha do tipo de revestimento são de duas ordens: econômica e técnica.
Nas obras de alto padrão, usa-se revestimento de concreto asfáltico.
O coeficiente de atrito para vias urbanas deve ser maior do que o usado em estradas que usam revestimento mais áspero.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é: "As questões mais importantes que podem influenciar na escolha do tipo de revestimento são de duas ordens: econômica e técnica."

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais